Wednesday, March 26, 2008

CRIME! DISSE ELE.

O Ministério Público, por decisão de Pinto Monteiro, abriu processo com o objectivo de levar a tribunal de menores a aluna da fita do telemóvel, contrariando, deste modo, a posição do Ministério da Educação, ainda ontem reafirmada pelo secretário de Estado Walter Qualquer Coisa, que continua a minimizar o grau de delinquência nas escolas.
.
A posição do PGR é tanto mais de louvar quanto é certo que se afirma contra a generalidade dos políticos e comentadores que se espantam com a ocorrência, põem as mãos na cabeça horrorizados, contam histórias do tempo em que também eles andavam na escola, bla,bla,bla,bla,bla,bla, e ninguém diz como é que o assunto se resolve. Lamenta a generalidade dos aflitos que aos professores tenha sido retirada pelo Ministério a autoridade (de chumbar os faltosos, os indisciplinados e os delinquentes) como se no tempo em que essa autoridade existia não existissem casos semelhantes. Mesmo admitindo que se essa autoridade fosse reposta o número de ocorrências diminuiria, ao PGR competia intervir atendendo ao contexto disicplinar actual, e esse está a proporcionar o que temos visto.
.
É esperável que os meninos mal criados a partir de agora reprimam os seus instintos primitivos. É para isso que existe (deve existir) justiça num Estado de Direito. Ainda que o actual Bastonário da Ordem dos Advogados pense o contrário. Que, por norma, pensa o contrário do que pensa este PGR.

2 comments:

Frederico Lucas said...
This comment has been removed by the author.
Frederico Lucas said...

Estou, há vários anos, à margem do sistema de ensino.
Apoiei, com afinco, o sistema de avaliação de professores por considerar que o actual sistema tem que ser fiscalizado de forma diferente que no passado.

Com a mesma determinação, julgo que o PGR foi correctissimo na sua atitude de enviar para o tribunal de menores este assunto.
Espero que a medida aplicada, neste e em casos semelhantes, sirva de exemplo para todos aqueles que pensam que o direito ao ensino não acarreta deveres e responsabilidades.