Wednesday, March 19, 2008

ONDE É QUE ESTÁ A CRISE?

Ouvem-se as notícias da debandada pascal de milhares de portugueses para terras brasileiras, Caraíbas, para a neve, para o Algarve, das agências encantadas com uma procura que ultrapassa a dos anos anteriores. São as férias da Páscoa que deixaram, para muitos, de ver nelas qualquer significado religioso e de comunhão familiar nas raízes. É o calor das praias tropicais ou a neve dos alpes que os atrai e os mobiliza para destinos distantes.
.
É a altura em que os portugueses, os outros, que por uma razão ou outra não saem de casa, se interrogam como é possível que num país, onde as manifestações de desagrado e de protesto são quase diárias, há tanta gente, certamente em grande parte a mesma, que logo que uma ponte ou umas férias escolares lhes dão folga, abalam para o bródio sem quaisquer indícios de crise na bagagem.
.
Talvez esta euforia turistíca seja reflexo de uma interiorização de receio de que o futuro se pode esgotar, de que provavelmente o amanhã não existe e tudo tem de ser consumido hoje. E, certamente, reflexo das crescentes desigualdades sociais que empurram milhões de portugueses para o abandono mudo. Mudo de espanto por verem os outros debandarem excitados com as férias e revoltados com a crise. Paga por eles, os que não podem sair nunca do mesmo sítio.

1 comment:

aix said...

Rui, a propósito de crise:
A «Sábado» desta semana (nº 203) traz uma investigação exclusiva sobre «os negócios milionários da Igreja em Portugal». Curiosamente são os Salesianos os mais evidenciados:
-5 milhões de € num loteamento em Vendas Novas
-Terreno em Braga – 1,5 milhões
-Piscina coberta em Manique – 3 milhões.
O pobre do D. Bosco deve estar às voltas no túmulo.
A Confraria do Sameiro tem um investimento de 4,5 milhões em construção de albergaria (com restaurante, spa, duas piscinas aquecidas, jacuzi, banho turco, massagens, ginásio e solário). Em turismo religioso a diocese de Braga recolhe 500 milhões por ano. No Santuário do Bom Jesus há 3 «hotéis sagrados». Tem quintas e 20 edifícios em Guimarães.
O patriarcado de Lisboa possui a urbanização Jardins de Cristo Rei com 228 metros quadrados que vale 5 milhões para além de uma propriedade de 8 hectares para construção. O anterior Cardeal (D. António Ribeiro) deixou ao sucessor (D. José Policarpo) 5 milhões. Os consultores financeiros são de peso - Lobo Xavier e Jardim Gonçalves.
Santuário de Fátima : as receitas são tão elevadas(17,2 milhões em 2005) que deixaram de divulgá-las como protesto contra a obrigação de descontar 20% de IRC sobre os juros dos depósitos. A nova Igreja da Santíssima Trindade custou 70 milhões e – pasme-se !– foi paga sem recurso a crédito.
Em síntese, conclui o artigo :«o património global da Igreja portuguesa impressiona : terá mais de 20 mil edifícios entre santuários, igrejas, capelas seminários, templos e museus».
Aix, cada vez sou mais admirador de Cristo.