Tuesday, March 11, 2008

MAIS PECADOS MORTAIS

Sua Santidade Bento XVI voltou a ocupar-se com o Inferno. Depois de, há dias, ter recordado aos mais distraídos ou despreocupados que o Inferno existe, ouço esta manhã na rádio que o Papa decidiu aumentar a lista dos pecados mortais, aqueles que dão entrada directa no Inferno, e que eram sete desde o sec. VI, decretados pelo papa Gregório I. Sarfando na net à procura de mais detalhes, porque a ignorância da lei não aproveita a ninguém e muito menos o livra do Inferno, se for caso disso, encontrei uns padres inquietos que dizem que estamos a assistir a
.
"Uma verdadeira revolução.
Depois do papa Gregógio I no século VI ter estabelecido os sete pecados capitais, agora o papa Bento XVI acrescenta mais alguns. A nova lista foi publicada no Jornal Osservatore Romano.
1. Soberba;
2. Avareza
3. Inveja;
4. Ira;
5. Luxúria;
6. Gula;
7. Preguiça;
8. Poluição do ambiente;
9. Pedofilia;
10. Pobreza extrema uns e riqueza escandalosa de outros;
11. Tráfico do droga;
12. Manipulação genética, nomeadamente com embriões.
.
Ficamos, deste modo, confrontados com uma proclamação que é um atestado da evolução do carácter humano em direcção aos abismos por manifesta desconsideração dos avisos incansavelmente repetidos: a condenação ao fogo eterno não só não inibiu a humanidade de reduzir a lista como, de forma contumaz e relapsa, ela arranjou novas formas de se grelhar. O que não abona muito a favor do efeito dissuasor da pena capital eterna. Por outro lado, houve durante séculos um equilíbrio na balança celestial: aos sete vícios que empurravam a humanidade para o Mal opunham-se três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade) e quatro cardeais (Prudência, Força, Justiça e Temperança) do lado do Bem. Com esta alteração do lado do Mal, o desequilíbrio parece fatal para a condição humana.
.
Suponho que prevalece, também neste caso a não retroactividade das leis, e as penas decorrentes da prática dos agora classificados como pecados mortais, não se aplicarão aqueles que, à data da promulgação da lista, se encontravam em situação de pecado sem penas. O que é pena.
Em todo o caso, mais vale tarde que nunca, e a iniciativa papal tem de merecer o nosso incondicional aplauso. Pena é que não seja mais precisa, e exigente com os membros da Igreja.

1 comment:

aix said...

Contra soberba...humildade
Contra a preguiça...diligência
Contra a inveja...caridade
Contra a gula...paciência.