Monday, March 17, 2008

BOLSAR

O ciclone que varre as bolsas mundiais continua a devastar poupanças e a germinar mais acumulação de riquesa. É nestas ocasiões que os pequenos aforradores se assustam, ou não podem resistir e vendem, e os grandes especuladores fazem as suas jogadas. E não é o recurso à colocação de poupanças em fundos geridos por quem, com suposta competência e probidade, devia garantir safar o barco de grandes rombos, que põe os pequenos investidores a salvo das grandes turbulências financeiras, porque são os próprios gestores de fundos também agentes perturbadores do mercado. Intervindo a coberto de um poder discricionário que lhes permite jogar com as fichas que lhes colocam nas mãos, os seus passes de mágica realizam-nos por detrás de uma cortina opaca onde a possibilidade de escrutínio por parte dos pequenos investidores é mínima, para não dizer nula.
.
Para os pequenos investidores a crença nas instituições financeiras só pode sustentar-se num acto de fé. Até ao inevitável tombo do provérbio.
.

Bolsa nacional cai mais de 2% penalizada por sentimento negativo nas bolsas mundiais
A praça nacional iniciou a sessão de hoje em queda, a perder mais de 2,7%, pressionada pelo sentimento negativo generalizado que se vive nas principais bolsas mundiais, depois da Reserva Federal dos Estados Unidos ter reunido de emergência no fim-de-semana para cortar a sua taxa de desconto.

No comments: