Monday, March 10, 2008

AVALIAÇÔES

Do professor Marcello, disse um dia alguém com elevado sentido de avaliação, que ele "sabe de tudo mas não sabe mais nada". À argúcia, à inteligência, à intensidade do professor-comentador é difícil escapar um movimento sequer de qualquer ser vivo: desde o governo e dos ministros, dos políticos em geral aos treinadores de futebol, o professor Marcello avalia tudo e sempre com quotas nas cotações que dá.
.
Ontem, no seu programa dominical (de serviço público, por suposto, como dizem nuestros hermanos) o professor Marcello deu notas aos ministros, desde muito bom a sofrível, a ministra da educação não lhe mereceu mais que um 10 de favor. E porquê? Porque, basicamente, a ministra esquece-se que as avaliações dos professores são dadas pelos professores, e que se os professores não quiserem dar avaliações a ministra ficará a falar sózinha. Portanto, segundo Marcello, o governo não tem alternativa senão arrefecer o assunto, esquecendo a avaliação. A não ser que fizesse o que deveria fazer: despedir a ministra, por menos despediu Cavaco Silva Leonor Beleza e Miguel Cadilhe que valiam cem vezes mais que Maria de Lurdes Rodrigues, segundo os cálculos precisos do professor Marcello. Que aliás, também contou os manifestantes e chegou à conclusão que, se não estavam lá os professores todos, estariam lá noventa e muitos por cento deles.
.
A mim, que também gosto, às vezes, de fazer contas, parece-me que o professor Marcello exagera nas contagens e nas previsões: Imagine, professor Marcello, que o ministério decide não pagar promoções sem avaliações, que enquanto as classificações das escolas não chegarem ao ministério não há processamento de aumentos. Será inconstitucional? Por quê?
.
Só o professor Marcello foi encartado para avaliar sempre e quando lhe dá na real gana?
Os votos dos noventa mil professores manifestantes são respeitáveis e os seus protestos também. Mas os votos dos outros seis milhões de cidadãos que votaram também. Não?

1 comment:

aix said...

Se não me engano foi o Prof.Marcelo que introduziu a atribuição de valores nos comentários, que lhe tem servido para «fustigar» as figuras com quem não simpatiza.Deformações profissionais...de que o Prof padece em abundância.Quanto a mim o principal «handicap» é a subjectividade e o preconceito com que faz as avaliações, que contrariam a própria ideia de avaliação.Avalia-se em função de objectivos pré-traçados e não em função das reacções dos avalia(n)dos. Assim, cai no mesmo erro dos manifestantes. No caso da Ministra da Educação(de quem, ALIÁS,já fez apologia)comete vários erros:
-avalia-a em função da manif
-avalia-a em função da sua(dela) postura e intransigência
-avalia-a por comparação com outros ex-ministros(Beleza e Cadilhe,com pastas diferentes) e em termos globais e não factoriais (valem mais 100% em quê?Em tudo?)
Marcelo comete o erro primário que em avaliação se designa por «halo».Tenho pena que um homem com tanto valor tenha caído no anedotário português.