Showing posts with label MRS. Show all posts
Showing posts with label MRS. Show all posts

Monday, March 10, 2008

AVALIAÇÔES

Do professor Marcello, disse um dia alguém com elevado sentido de avaliação, que ele "sabe de tudo mas não sabe mais nada". À argúcia, à inteligência, à intensidade do professor-comentador é difícil escapar um movimento sequer de qualquer ser vivo: desde o governo e dos ministros, dos políticos em geral aos treinadores de futebol, o professor Marcello avalia tudo e sempre com quotas nas cotações que dá.
.
Ontem, no seu programa dominical (de serviço público, por suposto, como dizem nuestros hermanos) o professor Marcello deu notas aos ministros, desde muito bom a sofrível, a ministra da educação não lhe mereceu mais que um 10 de favor. E porquê? Porque, basicamente, a ministra esquece-se que as avaliações dos professores são dadas pelos professores, e que se os professores não quiserem dar avaliações a ministra ficará a falar sózinha. Portanto, segundo Marcello, o governo não tem alternativa senão arrefecer o assunto, esquecendo a avaliação. A não ser que fizesse o que deveria fazer: despedir a ministra, por menos despediu Cavaco Silva Leonor Beleza e Miguel Cadilhe que valiam cem vezes mais que Maria de Lurdes Rodrigues, segundo os cálculos precisos do professor Marcello. Que aliás, também contou os manifestantes e chegou à conclusão que, se não estavam lá os professores todos, estariam lá noventa e muitos por cento deles.
.
A mim, que também gosto, às vezes, de fazer contas, parece-me que o professor Marcello exagera nas contagens e nas previsões: Imagine, professor Marcello, que o ministério decide não pagar promoções sem avaliações, que enquanto as classificações das escolas não chegarem ao ministério não há processamento de aumentos. Será inconstitucional? Por quê?
.
Só o professor Marcello foi encartado para avaliar sempre e quando lhe dá na real gana?
Os votos dos noventa mil professores manifestantes são respeitáveis e os seus protestos também. Mas os votos dos outros seis milhões de cidadãos que votaram também. Não?

Wednesday, February 20, 2008

COISAS POUCO ESPANTOSAS

Confrontado com a discordância do Tribunal de Contas relativamente ao empréstimo que a Câmara de Lisboa pretende contratar para pagar a quem deve, António Costa mostrou-se muito mais uma vez muito incomodado com as dificuldades que tem defrontado, desde que tomou posse há seis meses, para regularizar as dívidas a fornecedores contraídas por anteriores executivos, e muito surpreendido, comparando aquelas dificuldades com a facilidade com que as dívidas foram contraídas.
.
Mas a surpresa do actual presidente da Câmara é uma surpresa dialéctica: toda a gente sabe que não é difícil contrairem-se dívidas, sobretudo se o devedor é o Estado, difícil, muitas vezes, é pagá-las.
.
Entretanto, o professor constitucionalista, comentador televisivo, Marcelo Rebelo de Sousa, já fez saber que vai emitir parecer, a pedido de António Costa, contestando a posição do Tribunal de Contas em querer ir além da sua condição de tribunal eunuco.
.
A saga das dívidas dos municípios e da exorbitância sistemática dos seus compromissos só tem uma solução: a de restringir-se a acção de cada administração camarária eleita aos proveitos arrecadados por ela. Enquanto uns decidirem fazer obra que lhes dá na real gana ( com os dinheiros dos contribuintes) sem restrições impostas pelo equilíbrio financeiro durante o seu mandato, a espiral de endividamento crescente nunca será contida.