Saturday, October 01, 2011

MAGISTRAL LIÇÃO

Não te estou a reconhecer, António, aqui.

Sempre te bateste pela redução da carga fiscal, e, numa altura em que de cada vez que o Gaspar abre (ou é obrigado) a abrir a boca aumentam os impostos ou a ameaça de os aumentar, indignas-te porque o ministro Crato cortou 500 euros aos melhores do secundário.

Dizes: O Governo (referes o Estado, mas o Estado não existe enquanto entidade com capacidade volitiva) faltou à palavra e logo a jovens, supostamente os melhores das suas classes, demonstrando-lhes que não é pessoa de bem. Mas pareces esquecer que o Governo (este Governo) está inibido de cumprir tudo o que prometeu o Governo, mesmo que quisesse.

Já tinha, aliás, decidido suspender, para reapreciação, o programa de entrega dos "Magalhães", por exemplo.

Mas, para além disto, discordo totalmente com a atribuição de prémios pecuniários pagos pelo OE a estudantes como recompensa das suas classificações. Se os querem distinguir há formas mais honrosas de o fazer.

Para além de uma questão inquietante: O que fizeram os premiados dos 500 euros que lhes colocaram nas mãos em anos anteriores? A alguns (poucos) terão servido de reforço do orçamento familiar, a outros de alimento de alguns vícios. Ouço dizer que todos os anos muitos se dirigem à Costa Brava (e não sei mais onde) para se dedicarem, além do mais, à bebedeira que chega, em alguns casos, ao coma alcoolico.

Ou terei ouvido mal?

Volto ao começo: Sempre foste (e presumo que continuas a ser) um adversário do aumento de impostos. Também sou.

Mas com uma enorme diferença: prefiro o aumento de impostos (que é sentido) que o aumento anestesiante da dívida. Por uma razão simples: A reacção aos impostos é imediata, a dívida (como as doenças traiçoeiras e fatais) é silenciosa mas destruidora até ao tutano.
Estou certo que, em consequência dos acontecimentos mais recentes e menos recentes, não deixarás de reconhecer que estavas errado.

1 comment:

Pável Rodrigues said...

" O que fizeram os premiados dos 500 euros que lhes colocaram nas mãos em anos anteriores?" Mas isso não diz respeito a ninguém. O que interessa é que o Governo se comprometeu pagar 500 euros aos melhores alunos e não cumpriu com a prometido.
Também discordo da atribuição de prémios pagos pelo OE a quem quer que seja. Prémios ou subsídios, tanto vale. Mas discordo igualmente
da imagem que o Governo social/socialista dá do Estado. Um bando de aldrabões e caloteiros.