Tuesday, December 21, 2010

O QUE É ISTO?


"Entre os romanos os festivais eram muito populares. (Este) período marcava a Saturnália, em homenagem ao deus Saturno. O deus persa Mitra, também cultuado por muitos romanos, teria nascido durante o solstício. Divindades ligadas ao Sol em geral eram celebradas no solstício também.

Com a introdução do cristianismo no Império Romano houve, por parte da Igreja Católica, uma tentativa de cristianizar os festivais "pagãos". Há indícios de que a data de 25 de dezembro foi escolhida para representar o nascimento de Cristo já no século IV. Há evidência bíblica de que Jesus não teria nascido durante o inverno, pois, no momento do nascimento, pastores estavam cuidando de seus rebanhos nas vigílias da noite, e o período do solstício, visto como o renascimento do Sol, carrega forte representatividade. Além disso, conseguiu aproveitar a popularidade das festividades da época." (wikipedia)

8 comments:

António said...

Pois claro, o Natal não é nada, não presta para nada. Bom , bom é o ramadão. E as outras coisas, o carnaval também. o Natal, não.
Até deve ter sido em Julho, durante as férias, que nasceu Cristo.
Mas uma coisa é certa, não fugiu.

rui fonseca said...

Mas quem é que disse que o Natal não presta? E que o Ramadão é que é bom?

Uma coisa parece ser certa: Se foi a 25 de Dezembro ou noutra data qualquer, a celebração do nascimento de Cristo não perde o significado que tem.

Mas outra também: Conforme é referido no artigo da Wikipedia, de que transcrevi parte, a celebração do Natal deve ter sido iniciada no sec. IV e não há na Bíblia qualquer referência a 25 de Dezembro.

Aliás, como o António deve saber, o ano zero do calendário não coincide com a provável data do ano do nascimento de Cristo. Cristo terá nascido dois a quatro anos antes.

Detalhes que não têm qualquer implicação para além de curiosidade histórica.

António said...

Detalhes que não têm qualquer implicação para além de curiosidade histórica.

Pronto, pronto...
Mas se souber diga-me lá porque e de quê ou quem é que o Mafoma fugiu.
Você é que percebe de jornais estrangeiros e outros locais de informação fidedigna.

rui fonseca said...

"Mas se souber diga-me lá porque e de quê ou quem é que o Mafoma fugiu."

Segundo o que leio na Wikipedia:
Hégira (Hijra, هِجْرَة) foi o episódio da partida de Maomé e seus partidários da cidade de Meca para Yatrib, em 622 da Era Cristã. As causas de tal fuga foram as perseguições sofridas por eles em Meca.

A elite coraixita comerciante (tribo da qual provém o próprio Maomé), que havia fundado Meca e que controlava a economia, perseguiu o profeta e seus seguidores porque o monoteísmo e a condenação à idolatria eram uma ameaça às intensas atividades comerciais que se davam na cidade. A Caaba (“O Cubo”) era um centro importante, pois atraía peregrinos de diversos locais. O politeísmo era difundido e a idolatria era também uma fonte de lucro."

Foi isso?

António said...

Sei lá?

Se que um fugiu, Outro não.

Isabel Ferreira said...

Só para colorir a discussão:

http://www.calamitiesofnature.com/archive/?c=470

Feliz Natal!

António said...

Ora, não há discussão nenhuma.
Natal, é Natal.
Feliz Natal para si também.
E já agora, a todos os que por aqui aparecem, incluindo, claro, o Grande Escriba, desejo muito sinceramente Bom Natal e que as coisas em 2011 comecem a encarreirar para melhor.
Feliz Natal, Bom Ano!

rui fonseca said...

Muito Obrigado, Isabel.

Já coloquei o Snoopy no caderno.

Obrigado António,

Bom Natal também para si e para os seus.
Um 2011 muito melhor do que aquele que nos andam a prometer.