Tuesday, December 07, 2010

O PREÇO ERRADO

Crianças portuguesas estão entre as mais obesas da OCDE. Pior, só a Grécia e Malta.

Num país com um dos maiores índices de desigualdade social da Europa, estas crianças são, predominantemente filhas dos ricos (que são poucos, em termos relativos, entenda-se), ou dos pobres (que são mais), ou de uma classe média com maus hábitos alimentares? 

Não tendo acesso ao relatório, presumo que a terceira hipótese é fortemente a mais provável: os pobres não têm com que engordar e os ricos, geralmente, sabem bem tratar-se bem.

A televisão do Estado deveria, porque é para isso que pagamos um serviço público, promover programas de informação neste domínio.
Não o faz.
Antes, pelo contrário, dá o palco em horário nobre a um apresentador/actor que faz da obesidade a sua principal imagem de marca e que atinge, sobretudo, a classe média baixa do País.


3 comments:

António said...

dá o palco em horário nobre a um apresentador/actor

E paga-lhe principescamente...
Ou seja, parte do que nos roubam através da factura da luz, é para pagar a este gordo e à panascagem que também por lá anda.

rui fonseca said...

"é para pagar a este gordo"

Não é o facto de Vitor Mendes ser gordo que eu critico. Há muita gente que pesa mais do que gostaria mas não faz gáudio disso. Antes, pelo contrário, fica atormentada.

O que critico em Vitor Mendes, e se relaciona com o comentário que fiz a propósito da obesidade dos jovens, é o facto de VM fazer da gula um instrumento do seu humor.

Como exemplo, é péssimo.

António said...

"Como exemplo, é péssimo."

Mas qual é a figura publica que, de alto a baixo, dá exemplos que prestem, em Portugal?

O Zé Pobo gosta de se lambuzar. Como estamos num declive acentuado, vá-se habituando, se é que já não se habituou.

O sr. presidente diz que espera solidariedade de todos os portugueses. Já fez alguma coisita para dar o exemplo?
É como você diz: Vozes de burro não chegam ao céu.