Wednesday, June 25, 2014

AS MONTANHAS E OS RATOS

- Não me demito! afiançou esta tarde Paulo Bento durante uma conferência de imprensa com a presença de Pepe, que, por sua vez, acredita em milagres e deposita as suas esperanças milagreiras nos jogos de amanhã. 

O futebol não é um tema que me agrade discutir, mas sei que os sucessos ou insucessos dos profissionais, seja de que área de actividade for, se avaliam pelos resultados. E os resultados da sua intervenção, se melhoraram relativamente ao período anterior, foram medíocres durante a fase de apuramento para o mundial, qualificando-se (pela terceira vez) in-extremis num playoff discutido, desta vez, com a Suécia. Apesar dos adversários reconhecidamente menos qualificados do grupo das eliminatórias da Europa, consentiu um empate com a Irlanda do Norte, no Porto, e dois empates com Israel,  em Telavive e em Lisboa. 

Considerando a irregularidade durante a fase de qualificação, ouviu-se o comentário de que "a equipa sempre fez melhor nos campeonatos do que nas fases de qualificação". Não, desta vez. A equipa está fisicamente arrasada e o milagre em que Pepe, certamente com pesados problemas de consciência, quer acreditar, não vai acontecer. Culpa do treinador? Paulo Bento já se assumiu responsável único pelo desastre. O que é incompreensível é que sendo ele tido por um homem frontal seja peremptório na recusa sequer de colocar o seu lugar à disposição dos responsáveis federativos. Paulo Bento não é um treinador qualquer. Segundo notícias vindas a público ele é o 12º. treinador mais bem pago do mundo. Porquê? Os portugueses merecem uma explicação já que a FPF é beneficiária de contribuições pagas com os impostos pagos pelos contribuintes.
---
À volta das notícias que têm sido publicadas acerca da situação em que se encontra o Grupo Espírito Santo, alguns comentadores minimizam os resultados hoje conhecidos remetendo para o mérito de Ricardo Salgado na reconstituição do grupo familiar após a reprivatização e o crescimento que lhe imprimiu depois. Mas esplendores banqueiros foi espectáculo que não faltou neste país durante mais de duas décadas, montados por Jardim Gonçalves, Horácio Roque, Santos Silva, Oliveira e Costa, João Rendeiro, entre outros. Os resultados, são os mais ou menos conhecidos. De todos, só a dupla Santos Silva/Ulrich, se resvalou, não caiu.
---
Correl. - Avião que vai trazer a selecção de volta

No comments: