Saturday, June 07, 2014

OS NEGÓCIOS SUJOS DE UM JOGO BONITO


O futebol não é um espectáculo popular em todo o mundo. Na Índia, na China, nos Estados Unidos, o futebol está muito longe de recolher a preferência da maior parte das suas populações. Mas está previsto que as transmissões televisivas da "Copa 2014" sejam vistas por metade da população mundial, confirmando o futebol como o maior espectáculo do mundo. Segundo o Economist, que dedica a capa e o editorial desta semana ao campeonato que começa na próxima semana no Brasil, cada encontro deverá envolver uma cifra de negócios calculada em cerca de um bilião de dólares!

Tanto dinheiro junto atrai fatalmente muito negócio obscuro que conspurca a imagem de um espectáculo bonito de se ver. Obviamente, para a esmagadora maioria dos adeptos do jogo esta faceta negra do mundo do futebol é ignorada quando não considerada fruto da imaginação de intelectuais frustados à procura de um mundo perfeito. Podem estranhar, por exemplo, que a FIFA tenha entregue a organização do campeonato de 2022 ao Qatar, onde a dimensão ou a tradição futebolísticas são mínimas e as temperaturas inadequadas para a prática do jogo. Mas o que vale isso quando comparado com a riqueza do emir?

De casos de  promiscuidade entre o futebol, a política, e outros actores públicos ou camuflados, de negócios espúrios, há relatos abundantes e atingem todos os mercados de transacção dos atletas. Importam-se os adeptos com os escândalos? Geralmente defendem os das equipas envolvidas acusando dos mesmos ou de outros escândalos as equipas contrárias. 
Importam-se com os estratosféricos valores envolvidos nos contratos? Com a elevada evasão fiscal?
De modo algum. O negócio do futebol é um mundo de quase inimputabilidade dos seus patrões, que conta com a generalizada complacência fanática de muitos milhões de adeptos.

Até ao dia do crepúsculo destes deuses de hoje. No Brasil já deu notícias que vai chegar.

 c/p de aqui

---
Correl. (8/06) - La Guardia Civil destapa "dinero negro" en los partidos benéficos de Messi. 
Camerún se niega a viajar a Brasil en protesta por no cobrar unas primas
Os caprichosos meninos ricos 
Interpol no Brasil na pista de actividades de corrupção no Mundial de Futebol 2014
 

No comments: