Friday, June 06, 2014

ARTE PORCO POR TIANAMEN - 25 ANOS DEPOIS

Arte, o que é arte?, é pergunta com cada vez menos resposta.
Com que materiais se exprime a arte? Com todos. A expansão de experiências criativas artísticas, seja o que isso for, não recusa deitar mão seja ao que for para alcançar um qualquer do infinito número de possibilidades de originalidade, o toque essencial da inspiração artística. Depois, há quem goste, há quem deteste, a arte há muito deixou de ser primordialmente subsidiária da estética, assumindo-se não poucas vezes, sem renegar a sua autonomia expressiva, com propósitos políticos.

Guo Jian, é um artista chinês (sino-australiano or adopção) de 52 anos que viveu os dias da revolta de Tianamen, há 25 anos. Foi entrevistado pelo FT - vd.aqui -, no fim de Março a propósito da sua instalação - The Square - uma obra montada com 160 quilos de carne de porco picada e lixo*, e provocou a ira dos líderes chineses. Foi preso e vai ser expulso para a Austrália.


Ouvi à hora do almoço afirmar, e outros a concordar, que "as ideias políticas de Marine Le Pen são em grande medida ideias de esquerda" . Setenta anos depois do dia D e vinte e cinco anos depois do dia em que o regime chinês tremeu, de que lado está a esquerda?
---
*A carne picada em pouco tornou-se, naturalmente, esverdeada e a exalar cheiro pútrido.
Entre muito outros exemplos de recurso a materiais insólitos (para alguns, insolentes) recordo-me os excrementos de elefante usados por Chris Ofili em "The Holy Virgin Mary", obra premiada pela Royal Academy of Art.


No comments: