Friday, June 13, 2014

DIGA, BOA TARDE!

- Boa tarde!
- Diga...
- Disse boa tarde!

- Boa tarde ...
- Acabo de receber esta factura e gostaria que me ajudasse a percebê-la porque tenho algumas dúvidas. A primeira é a "taxa ocupação subsolo". É variável ou fixa?
- Eu penso que é variável ...
- Também penso que sim. Mas é variável em função de quê?
- Isso não lhe sabemos dizer. Somos comercializadores, não somos os distribuidores. Quem calcula essa taxa é a distribuidora, a Galp.
- Não compreendo. A Galp não é o meu fornecedor. A factura é vossa, compete-vos esclarecer o cliente dos valores que facturam.
- Pode fazer uma reclamação.
- Mas eu não sei se tenho razão para reclamar. O que eu quero saber, além do mais, é como é calculada a "taxa de ocupação do subsolo".
- Vou fazer um pedido de esclarecimento ...
- Faça favor. Mas terá também de pedir a suspensão da factura porque eu não pago enquanto não for esclarecido do que estou a pagar.
- Eu não posso pedir a suspensão da factura.
- Pois muito bem. Quem é que pode? O seu ou a sua chefe?
- Vou ver se está disponível.
- Obrigado. Tenho outras questões a colocar e suponho que são mais difíceis de esclarecer.
---
- Boa tarde!
- Boa tarde! Pretende saber como é calculada a "taxa de ocupação do subsolo", é isso?
- Tenho mais dúvidas. Mas começamos por essa, se faz favor.
-  A "taxa de ocupação do subsolo" resulta do produto de um coeficiente calculado pelo distribuidor pela quantidade em kWh consumidos, mais o produto do coeficiente do "termo fixo", também calculado pela Galp, pelo número de dias do período da facturação. São estas as contas. Nós não temos aqui informação do modo como esses coeficientes são calculados. Mas posso pedir esclarecimentos.
- Faça favor. É um valor relativamente considerável, cerca de 22% do valor facturado pelo consumo de gás.
- Concordo. Vou reportar a questão. Podemos passar à seguinte.
- A factura não indica outro coeficiente, imprescindível para podermos conferir o volume de gás facturado. Só indicam o valor da leitura real em metros cúbicos, aliás errada, e já explico porquê, no início do período e o valor facturado em kWh. Não sabemos que valor consideraram no início do período nem o coeficiente de transformação de metros cúbicos, indicados no contador, em kWh, indicados na factura.
- Tem toda a razão. Vou reportar.
- Faça favor. Já agora, o coeficiente, ou factor de conversão é fixo ou variável?
- É variável, julgo eu.
- Eu também julgo que sim. Mas sabe como é calculado, de que depende?
- Francamente, não sei. Mas vou reportar.
- Faça favor. Podemos então passar à questão seguinte? Não sei onde foram buscar o valor indicado como real em 10 de Maio, que é inferior ao valor facturado até 30 de Abril. Por outro lado, considerando o valor facturado entre 10 de Maio e 6 de Junho resulta uma sobrefacturação de cerca de 100 m3., ou seja 80% mais do que o valor real. Que, naturalmente, aumentou também "a taxa de ocupação do subsolo" e o "termo fixo".
- Vou reportar.
- Faça favor. Terá também de solicitar a supensão da factura.
- Isso não posso. O senhor paga esta factura e depois o valor pago em excesso será creditdo na próxima factura.
- Grande negócio. É assim que procedem normalmente?
- São regras ...
- Também tenho as minhas e da-se o caso que não coincidem com as vossas. Por isso, vou dar indicações ao banco para suspender o pagamento das vossas facturas.
- Bom. Vou mandar bloquear a factura.
- Faça favor. Depois diga alguma coisa.
- Com certeza.
- Boa tarde!
- Boa tarde!

No comments: