Tuesday, March 31, 2009

O JOGO DA CABRA-CEGA

Provedor de Justiça está de baixa médica
Terminaria hoje o prazo dado por Nascimento Rodrigues ao Governo para que resolvesse o impasse da nomeação de um novo provedor. Mas Nascimento Rodrigues não se pode demitir, de acordo com o estatuto do provedor que o obriga a ficar em funções até à nomeação do sucessor. Agora está de baixa, com um vírus que lhe prova febre, conta hoje o “Jornal de Notícias”.
.
Nascimento Rodrigues tem todo o direito a adoecer, e o médico conceder-lhe baixa, precisamente no dia em que o ainda provedor de justiça tinha anunciado que iria demitir-se do cargo se não houvesse substituto à vista. Pelos vistos não podia, porque tem de se manter em funções até que o seu sucessor seja nomeado, e ainda ninguém sabe quem será ele. Como a maleita é de natureza viral, em princípio cinco dias bastarão para que Nascimento Rodrigues possa ter alta e, contrariado, retomar funções. Mas, também se sabe, que nem todos os vírus se demitem ao fim de cinco dias. Há vírus que nunca se demitem.
.
Pode acontecer que tudo não passe de uma comprometedora coincidência mas a justiça popular (aquela que prevalece quando a impopular falece) não deixará de ditar sentença em tempo oportuno: Nascimento Rodrigues precipitou-se na ameaça e para não recuar encomendou um atestado médico. Ele que era (e ainda é) o provedor de justiça não se escusou de lançar mão de um expediente geralmente utilizado por professores de pacotilha e alunos cábulas.
.
Sentença, possivelmente, injusta mas, provavelmente, acertada.

No comments: