Monday, March 16, 2009

APOSTAS

.
Trichet afirmou, na semana passada, que a recuperação estava para breve. Agora é Bernanke a tocar a mesma nota. Que informações ou inspirações possuem os banqueiros centrais que Krugman ou Roubini, além de muitos outros, não dominam?
.
Ouvindo os noticiários (esta manhã, o noticiário da Antena 1 dava conta de manifestações em França de contornos pré-revolucionários) somos levados a acreditar que os pessimistas, como sempre acontece quando a vaga do descontentamento se agiganta, acabarão por acertar.
.
A personalidade contida de Bernanke é, nas actuais circunstâncias, menos motivadora da inversão da tendência que seria a de Greenspan, apesar dos erros que cometeu e reconheceu ter cometido. Porque há, inquestionavelmente, um efeito psicológico em todas as crises, bem mais difícil de inverter do que todas os outras causas materiais, e que tem uma resultante dominada pela força da maioria das opiniões expressas.
.
Krugman e Roubini, independentemente das suas competências enquanto macro-economistas, estão, desde há muito tempo, disponíveis para expressar as suas opiniões nos media, incluindo a blogosfera. Não seria preferível que fossem mais comedidos nas suas previsões, sabendo eles que são, por natureza, falíveis? Faz sentido que nos descrevam um futuro negro se não nos garantem os meios para o tornar menos escuro?
.
Cada pregoeiro de desgraças deveria ser assaltado por um sentimento de pudor que o compelisse a acompanhar o diagnóstico da terapêutica.

No comments: