Friday, June 29, 2012

E TIRAR OLHOS?

Noticia o Público online de hoje que o ministro da Economia foi insultado e cercado na Covilhã quando saía do Parque da Ciência e Tecnologia, por algumas dezenas de pessoas que protestavam contra as medidas do Governo e contra o desemprego. O ministro "ainda parou para conversar mas, quando começou a ser insultado, rapidamente entrou para o carro"... "...alguns manifestantes tentaram travar a progressão do veículo com uma mulher, primeiro, e um homem depois e deitarem-se sobre a frente do carro. O carro do ministro acabou por seguir marcha e, pouco depois, os manifestantes desmobilizaram".

Ingenuidade excessiva do ministro, que não conhece o país nem os métodos dos sindicalistas da CGTP, e que classificou mais tarde a manifestação contra o Governo como "legítima"?

As manifestações, geralmente mobilizadas pela CGTP, começam a não poupar nenhum membro do governo nem, o que é gravíssimo, o Presidente da República, que deveria, sobretudo nas actuais circunstâncias, encontrar-se protegido de razões para as invectivas populares sempre que põe o pé na rua. Lamentavelmente, de algum modo por culpa própria, nem ele escapa.

Poder-se-á argumentar que a protecção policial, que não existia de todo, poderia ter evitado o confronto de hoje na Covilhã, e que nem o ministro nem quem o acompanhava se aperceberam que havia ameaças à porta. Discordo.

Quando há uns tempos atrás o PR, quando se dirigia para uma visita à Escola António Arroio, deu meia volta e faltou à chamada, por recomendação da segurança que considerou de risco o ambiente que se observava na AA, foi criticado de alto a baixo. No caso de hoje na Covilhã, se o ministro tivesse ignorado os manifestantes e metesse o rabo no carro protegido pelos casse-têtes da polícia, o que diriam a estas horas os media?

Continuo a considerar que um governo nesta conjuntura gravíssima necessitava de uma maior base de apoio parlamentar; continuo a considerar que o PM fez mal em desobrigar o PS de participar na execução dos compromissos a que obrigou o país; mas considero que não é de modo algum tolerável que um membro do Governo, e muito menos o PR, seja ou venha a ser enxovalhado na praça pública; e que os arruaceiros deveriam ser penalizados.

Ou vale tudo?

2 comments:

Anonymous said...

Caro Rui Fonseca

Vale tudo? Não sei face às noticias que tem veiculado ( a ultima dos gestores do BPN em funções do Estado) e face às politicas prosseguidas pelo Governo muitas vezes contra a lógica e a razão, deixando a maioria do país derastos e protegendo os grupos económicos que lhe interessam pelo vistos deste lado vale tudo porque não do outro? Isto é só mesmo uma reflexão pois não acho que a via da agressão leve a algum lado mas como isto está fico sem argumentos para contestar os factos.

rui fonseca said...

" Isto é só mesmo uma reflexão pois não acho que a via da agressão leve a algum lado mas como isto está fico sem argumentos para contestar os factos. "

Os argumentos decorrem da aceitação ou não da convivência em democracia.

Repare que os que insultaram o ministro nunca fizeram uma manifestção contra a indolência da jutiça no caso BPN. Nem de qualquer outro caso escandaloso, aliás. Eu, que nunca participei em manifestações políticas, garanto-lhe que houvesse uma com aquele objectivo, não faltaria.