Thursday, August 27, 2009

MARQUISES , ESTENDAIS & OUTRAS COISAS MAIS

Campanha antimarquises arranca em Setembro
As marquises nas fachadas dos prédios são um dos alvos de uma campanha que arranca no mês que vem para sensibilizar a população para os aspectos estéticos do fenómeno. As caixas de ar condicionado e os estendais também vão estar na berlinda nesta iniciativa, que, apesar de ter o apoio do Ministério do Ambiente, partiu de um gestor privado
.
.
Referi-me aos estendais de roupa a 4 de Setembro de 2007, aqui no Aliás. Fico, portanto, satisfeito por, finalmente o Ministério do Ambiente reparar em algo que estava escancarado à vista de todos mas que, como em muitas outras situações, as pessoas não reparam. Os estendais de roupa são legais e admitidos pelos serviços de urbanismo das câmaras municipais que, inconcebívelmente, não exigem que os projectos contemplem espaço para a secagem natural da roupa. Daí os estendais.
.
Já as marquises são ilegais à nascença e só proliferaram como uma praga por duas razões de culpa atribuíveis aos municípios, e, principalmente, aos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto: i) porque aceitaram projectos onde predominavam as varandas que, antecipadamente, se destinavam à colocação de marquises, uma vez passada a inspecção camarária ii) o laxismo camarário nunca desmotivou a instalação de marquises, tolerou-as e acabou por informalmente as legalizar. A instalação de caixas de ar condicionado, muitas vezes em condições que podem provocar acidentes graves, deve-se ainda à mesma atitude laxista dos municípios, que fazem vista grossa para os objectos aéreos bem identificáveis.
.
Mas a maior chaga das cidades portuguesas são os prédios abandonados. Muito se tem escrito ultimamente sobre o assunto. Um projecto lei sobre a reabilitação urbana foi recentemente considerado constitucional. Será que alguma coisa vai mudar no reino da urbanização apodrecida em Portugal? Esperemos que sim.

No comments: