Tuesday, September 04, 2007

OH! SUA DESCARADONA

Saquetas de açúcar (açúcar a mais, diga-se de passagem) distribuídas pela Delta, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, estão a promover a ideia de poupar energia secando a roupa ao Sol:
.
"O Planeta está a aquecer. Contribua para o evitar. Ponha de lado a máquina e seque a roupa no estendal. As alterações climáticas podem expor novamente a Península Ibérica a doenças como a malária."
.
Trata-se de uma medida que tem de merecer todos os aplausos. Na realidade é inconcebível que num país onde o Sol não falta não se aproveite sempre essa fonte gratuita de energia para secar a roupa. Contudo, inconcebivelmente, dos projectos de arquitectura não consta uma exigência que parece elementar: a obrigatoriedade de reserva de um espaço para secar a roupa que não seja a parede exterior com umas cordas esticadas. Um dia falei neste assunto a um arquitecto da Câmara Municipal de Sintra. Olhou para a mim como se tal ideia nunca lhe tivesse ocorrido. Nem a ele nem ao resto do gabinete. Nem a todos os outros Departamentos de Urbanismo de todas as Câmaras deste país de estendais medievais.
.
João Villaret recitava, mas era só récita: Oh sua descaradona/Tire a roupa da janela/Porque essa roupa sem dona/Lembra-me a dona sem ela.

1 comment:

CHEVALIER DE PAS said...

Oh! seu malandreco!