Sunday, June 14, 2009

OBSERVAR

Observar, um artigo interessante de António Barreto, a propósito da proposta do Tribunal de Contas para a criação do Observatório das Obras Públicas.

Tanto observador, para não verem o que tantos vêm:

Observatório das Obras Públicas/Observatório do QREN /Observatório das Políticas Locais de Educação/Observatório da Emigração/Observatório da Imigração/Observatório Permanente da Justiça Portuguesa/Observatório Português dos Sistemas de Saúde/Observatório do Turismo/Observatório dos Mercados Agrícolas e Importações Agro-Alimentares/Observatório de Segurança de Estradas/Observatório do Endividamento dos Consumidores/Observatório das Desigualdades/Observatório de Prospectiva na Engenharia e Tecnologia/Observatório da Publicidade/Observatório do Comércio/Observatório da Ciência e do Ensino Superior/Observatório das Actividades Culturais/Observatório do Emprego e Formação Profissional.


"Sem falar nos observatórios municipais, que os há, nos regionais, que também existem e nos privados, que não faltam. Para quê criar observatórios dependentes do governo? Para que servem as Inspecções e as direcções gerais? Por que não contratar entidades independentes, exteriores à Administração Pública, privadas ou estrangeiras? Já agora, comparem-se os prazos e os custos de obras públicas com grandes empreendimentos privados, a ponte do Carregado, por exemplo, ou os grandes centros comerciais. O resultado é uma vergonha para a Administração Pública."

No comments: