Wednesday, June 17, 2009

REDUNDÂNCIAS DO GOVERNADOR


Constâncio diz que os auditores "têm falhado muito" em Portugal. E os surpervisores também, acrescento eu. Tanto que é surpreendente, ou talvez não, que Vítor Constâncio só agora, ao que parece, tenha dado por isso.
.
O sistema bancário "sombra" vai desaparecer com o reforço da regulação que resultará desta crise, afirmou hoje o Governador do Banco de Portugal (BdP), que acrescenta que os auditores "têm falhado muito" e também em Portugal.
.
Mas não haverá nunca nenhuma regulação, supervisão, revisão ou auditoria que resista à tentação da conivência se das suas transgressões não resultarem perdas nos seus próprios patrimónios, legais ou dolosamente subtraídos da alçada da lei. Enquanto as suas próprias fortunas não responderem pelas acções ou omissões praticadas, não deixarão de se deixar capturar por quem lhes acena com vantagens ou os nomeia e lhes paga.
.
Para usar a expressão de Soros, a propósito da corresponsabilização dos agentes financeiros na tomada de riscos em investimentos financeiros: " To avert a repetition, the agents must have "skin in the game" . E os supervisores, auditores e revisores também.
.
Enquanto essa corresponsabilização não existir a irresponsabilidade é ilimitada e o crime compensa de forma escandalosa e em grandessíssima escala.
-------

No comments: