Tuesday, June 30, 2009

POSTAL DA SUICA

(Temporariamente, encontro-me com falta de acentos e cedilhas. Agradeco o favor de relevarem o facto e suprirem as deficiencias).

A Suica ja nao e o que era, mas mesmo assim continua a ser muito diferente da Europa circundante, e, sobretudo, da Europa Latina.
.
Aquela Suica impecavelmente limpa e organizada, irritantemente, para os olhos meridionais, com tudo no sitio certo, vai cedendo a pouco e pouco aos desleixos e as complacencias que as geracoes do pos guerra, que pagaram as dificuldades mas foram retribuidas com desafios, induziram no comportamento das geracoes seguintes, que chegaram ao mundo quando o mundo ja estava, aparentemente, acabado.
.
Ha na Suica cerca de 7,5 milhoes de habitantes, mas quase um quarto sao emigrantes. Do intercambio cultural resulta ainda uma clara preponderancia dos valores culturais helveticos.
.
Mas a generalizacao dos grafitti, por exemplo, que nao e de agora mas se tem acentuado em cidades como Zurique, indicia que a permeabilidade a outros impulsos esteticos podera lentamente alterar o equilibrio geometrico e o colorido do Jardim Suico.

2 comments:

A Chata said...

Admiro a sua coragem para continuar a viajar.

Eu, que desde os meus 16 anos adoro viajar, depois de alguns "choques" ao revisitar lugares que me tinham deixado recordações tão gratificantes resolvi ficar por aí mesmo, com as recordações.

Foi numa das últimas viagens pela Europa, de carro, há já 5 anos, que a triste realidade Europeia (e Africana) me bateu de frente na cara e decidi deixar de viajar.

É uma nova cultura que me arrepia, que não compreendo.

Espero que esta minha reacção seja a mesma que a minha avó tinha perante os Beatles (os 'cabeludos' como ela dizia) e que o que esteja errado seja mesmo a minha idade.

Lá estou eu a ser Chata.

Aproveite bem a sua viagem e esqueça os acentos e cedilhas (temos um novo acordo ortográfico que já os 'matou').

Rui Fonseca said...

Nao e coragem. O problema e que, muitas vezes, nao tenho alternativa. Com a familia dispersa se nao viajo nao a vejo.