Thursday, June 25, 2009

LIGAÇÕES PERIGOSAS - 2

State of Play é também, para além de um thriller acerca de lobbies e políticos corruptos, uma história de relações entre políticos, jornalistas e bloggers, e a polícia. Como é esperável nestas histórias, cabe aos jornalistas, e agora também ao bloggers, a perseguição da descoberta dos maus da fita. A polícia já deu o que tinha a dar, o jornalismo tradicional segue pelo mesmo caminho: dependentes das vendas e pressionados por quem detem o poder, os jornalistas são cada vez menos independentes nas suas opiniões e investigações. State of Play não vai por aí mas sugere: sem um obstinado que resiste (Russell Crowe), arriscando a pele, o jornal acabaria por ceder às conivências e ligações espúrias de quem nele manda com os lobbies e os políticos.
.
Escaparão a esta teia os bloggers independentes, aqueles que não compram nem facturam?
Em muitos casos, sim. A actividade bloguística ao serviço da resistência no Irão, por exemplo, durante os recentes acontecimentos, tem sido decisiva na transmissão de informação bloqueada nos canais de media tradicionais: a televisão, a rádio e a imprensa.
.
A blogosfera independente, aquela que não deve obediência a qualquer media online, tende a ser o refúgio da liberdade de expressão, ainda que, em grande parte, os blogs de abordagem política sejam claramente alinhados com as convicções pessoais ou os interesses próprios dos seus autores.
------
Não é credível que o negócio PT/ Media Capital/TVI, que hoje constitui a notícia do dia, depois de ter sido referido ontem por MFLeite na entrevista que concedeu à SIC, não fosse do conhecimento do Governo. Ao negar esse conhecimento, o PM assume o ónus da suspeita de querer dominar o canal televisivo incómodo. Que não tenha interferido no negócio, aceita-se. Que não tenha tido dele conhecimento, é demais.
.

No comments: