Wednesday, March 26, 2014

A LESTE LEVANTAM-SE OS FANTASMAS DE NOVO

Obama garante aos europeu todo o gás que necessitam de modo a poderem dispensar os fornecimentos russos Na Ucrânia o preço do gás vai subir 50% para os consumidores privados por imposição do FMI como contrapartida de um plano de assistência de 15 a 20 mil milhões de dólares. A Alemanha pondera expulsar imigrantes europeus sem trabalho há seis meses. Em França, a extrema direita, afirma-se nas eleições municipais depois de ter ascendido a posição cimeira a nível nacional. Na Ucrânia confrontam-se as bandeiras do nazismo, desfraldadas pelos seguidores de uma parte significativa dos membros do governo de Kiev, e as do comunismo, apoiantes de Putin. Entre uns e outros tropeça a democracia europeia. No meio de uma desorientação geral, que se manifesta em múltiplos sintomas de fractura, assomam uma vez mais os EUA a colocar alguma ordem na velha casa. 

Valha-nos, desta vez, pelo menos a nossa perificidade a oeste. Se os EUA vão passar a abastecer de gás a Europa, talvez venham a reparar que a ponta mais ocidental do Velho Continente é o Cabo da Roca.
---
Correl. - Leading Briton´s business links with Russians under spotlight
Merkel recusa mais sanções sobre a Rússia
Uma nova República de Veneza independente de Itália
---
5/04 -Milhares de pessoas arriscaram a vida para poderem levar com uma perda de território, uma súbida brutal do preço do gás e a redução dos rendimentos disponíveis. Irónico.
Jan Wolf em Empréstimos à Ucrânia dependem de austeridade "impopular e dura"
aqui

No comments: