Thursday, August 25, 2011

INFLAÇÃO, NÃO

Robert J. Samuelsen escreve hoje no Washington Post que a inflação não é solução para o relançamento da economia. R J Samuelsen, autor de "The Great Inflation and its Aftermath", opõe-se às posições  de Kenneth Rogoff e Paul Krugman, entre outros, favoráveis à adopção de mais injecção de liquidez monitorando os seus efeitos de modo a controlar o crescimento inevitável dos preços dentro de limites aceitáveis.

Para RJS, o problema básico da situação económica actual é a falta de confiança gerada pelas muitas incertezas circundantes. A Fed não deveria tornar ainda mais problemática esta situação adoptando medidas que, sendo teoricamente atractivas, aumentarão o nível de incerteza. Na próxima sexta-feira, em Jackson Hole, durante a anual conferência dos principais bancos centrais mundiais, o presidente da Fed  deveria tornar muito claro no seu discurso que não seria dado qualquer passo naquele sentido.

Dará, não dará, é segredo que será guardado até à última hora.

O editorial de hoje do mesmo jornal "Bang for the buck" afina pelo mesmo diapasão: Não há escassez de  liquidez - os bancos e as grandes empresas estão repletos - o que há é falta de oportuniddes para aplicações rentáveis, ainda que o governo federal tenha acabado de anunciar o primeiro crescimento trimestral nos últimos três anos dos empréstimos bancários - um aumento de 1 por cento no segundo trimestre deste ano. Resumindo, o sector privado ainda não descobriu onde conseguir mais lucros  e criar empregos. E, tendo em conta a retração no consumo público e privado  nos EUA, os problemas na União Europeia, a continuação da instabilidade do Médio Oriente, a recuperação económica ainda está longe. Oxalá Bern Bernanke pudesse provocar uma recuperação económica sustentada brandindo a varinha mágica  monetária. Mas, não pode.

Quem tem razão? Os economistas ou os jornalistas?
Não sei.
Mas sou levado a pensar que, com tanta dispersão de opiniões, os políticos não podem deixar de andar baralhados.
---
Act. Correl: Paul Krugman voltou a não ser convidado para Jackson Hole. Aqui, diz porquê, e envia um recado a Bern Bernanke recomendando-lhe a leitura de um documento dele, Bern, de 2000, sobre a politica monetária japonesa para reactivar a economia. Não escapa nada a PK.  

No comments: