Wednesday, September 30, 2009

AS FONTES DAS VIRGENS OFENDIDAS

- E então, que me dizes ao dircurso do Cavaco?
- Digo-te que conseguiram levá-lo até à casa da mariquinhas. A partir daí, ficaram todos em casa.
- O que é queres dizer com isso?
- Que tanto o PSD como o PS enveredaram pela via da politiquice rasteira e o PR não soube, ou não conseguiu, evitar que o arrastassem para uma polémica sem sentido, porque sem conteúdo, atiçada por alguma comunicação social para gáudio da restante.
- Mas não achas que o PS tem razão quando invoca que a intervenção de R Junqueiro o responsabiliza apenas a ele enquanto membro (deputado) de um órgão de soberania?
- Uma das características da politiquice rasteira é aproveitar-se das aparências para justificar a realidade. E, na realidade, a intervenção de Junqueiro (que esteve na origem de toda esta disputa balofa) sustentou-se numa notícia publicada num semanário de reduzida tiragem que
denunciava a participação de assessores do PR na elaboração do programa do PSD. Ora Junqueiro gritou a sua indignação (hipócrita, porque a mesma prática observada em presidências anteriores nunca merecera reparos) num comício do PS onde se encontravam os mais altos dirigentes do partido. Quem não queira ser inocente pode presumir que a notícia do semanário foi encomendada e o discurso de Junqueiro uma incumbência. Aí alguém, assessor em Belém, terá perguntado? Como é que eles sabem? Andam a espiar-nos?
Dito de outro modo, quando se envereda pelo diz-se, diz-se, na casa da mariquinhas o mais certo é acabarem as damas de serviço a esganarem-se e os frequentadores de rabo ao léu.
- Queres dizer que Belém não tem culpas no cartório.
- Tem, claro que tem. Mesmo na véspera das eleições, o Expresso fazia do caso a manchete da primeira página: "Belém insiste, secretas negam. Fontes da Presidência insistem que o caso é "grave"". As fontes das virgens ofendidas constituem a maior garantia de sucesso das tiragens e audiências. Mário Crespo contava ontem no Jornal da Sic Notícias que Nunes Liberato contactou Pinto Balsemão para este apertar os calos ao Crespo e PBalsemão, muito autónomo, não apertou nenhuns calos e contou o caso ao visado. Portanto, as fontes das virgens ofendidas não secam com os calores do Verão. Mantêm um caudal regular e abundante ao longo do ano. E correm de todos e para todos os sentidos.
- E agora?
- Agora, ou na casa da mariquinhas acaba por entrar algum bom senso e cada um engole os sapos que tem a engolir ou ficaremos todos infectados durante largo período. Num país gripado, mais um contágio só não é mortal porque o país não morre, mas fica em coma.
------------

No comments: