Wednesday, September 09, 2009

JASPER NATIONAL PARK
























.
.
Para ampliar, clicar nas imagens
.
O dia esteve nublado, e as fotografias, para além da natural inabilidade do fotógrafo, acusam a timidez do Sol. A paisagem é grandiosa, mas os lagos não são lagos à escala dos lagos suíços nem as montanhas estão coroadas de neve como os Alpes. A vegetação predominante é constituída por resinosas (lodgepole pine e jack pine) que, como é normal neste tipo de árvores, se expande reproduzindo-se naturalmente. Agarra-se à rocha nas situações mais incríveis e propaga-se na montanha até cerca de 1800 metros de altitude acima do nível do mar. Ao longe, as montanhas parecem forradas a verde escuro. Quando nos aproximamos, contudo, deparamos com áreas onde a maioria das árvores estão mortas ou a morrer. Umas, porque a humidade escasseia para uma densidade tão elevada, outras porque os incêndios lhes devoraram as resistências, outras porque o Mountain Pine Beetle está a dizimar grande parte da floresta de pinheiros da Colômbia Britânica há mais de uma década.
A segunda fotografia a contar de baixo é de uma árvore morta pelo imortal "beetle".
Imortal, porque, até agora, não foi descoberta forma de o eliminar. Dizem-me que a única solução é o "clear cut", cortar tudo.

Mais um exemplo, a juntar a tantos, da vitória do minúsculo sobre o gigante.

Deve ter sido desta forma que se extinguiram os dinossauros.

---

Fotografias, de baixo para cima:
. Pyramid Lake
. Lodgepole pine morto pelo "beetle", junto ao Pyramid Lake
. Medicine Lake
. Maligne Road
. idem
. idem
. Athabasca Falls
. Maligne Canyon

2 comments:

aix said...

Lindas fotos de belos locais.Tenho acompanhado a tua viagem com interesse: é o meu "erzatz" para os incríveis por desinteressantes frente-a-frente que por aqui têm passado.Ontem alinhámos todos numa favada e, é claro, foste falado.O próximo não será a 10 como manda o ritual(porque sábado)mas a 8. Contamos contigo.Todos mandam abçs.

rui said...

Bom dia Francisco!

Obrigado.
Abç.