Monday, September 21, 2009

END THE FED

Ron Paul, o candidato libertário à nomeação republicana para as últimas eleições presidenciais norte-americanas não o faz por menos: É preciso acabar com a Federal Reserve System, abreviadamente, a Fed.

A leitura deste livro de Ron Paul não acrescenta nada de muito significativo às suas posições há muito conhecidas mas tem sobretudo o mérito de lhes dar uma forma mais estruturada. O título da crítica ao livro feita no site da Bloomberg - End the Fed? Ron Paul Is Wrong for All the Right Reasons - resume bem a apreciação justa que a sua leitura suscita: Ron Paul fundamenta as suas conclusões, obviamente erradas, num diagnóstico formalmente correcto.

Ron Paul é implacável na apreciação negativa que faz dos comportamentos dos banqueiros norte-americanos (que é inquestinavelmente extensível aos banqueiros de todo o mundo capitalista), e sobretudo dos maiores, desde os primórdios da fundação da Fed, e que subsistirá enquanto a Fed existir, segundo ele. Nomeadamente, a prática do benefício ao infractor (moral hazard) decorrente do facto assumido de que os bancos não podem falir, o que lhes permite desfrutar de uma rede sustentada pelos contribuintes para a exibição de exercícios arriscados e proveitos escandalosos. Ron Paul fala em apropriação de lucros e socialização dos prejuízos fomentada pela existência da Fed.

Acabe-se com a Fed, acabe-se com os bancos centrais, os bancos não devem continuar a contar com o apoio do Estado, se em determinado momento não puderem honrar os seus compromissos, se não resistirem a uma corrida ao banco, devem falir.

São relativamente poucos os seguidores de Ron Paul. Mas a reunião dos 20, esta semana, em Pittsburgh, não pode deixar de considerar os factos mais importantes compilados por Ron Paul nesta sua obra. Ou nada mudará no estropiado sistema financeiro internacional.

No comments: