Saturday, December 15, 2007

A LANCHEIRA DE GREENSPAN

Há mais de cinquenta anos, em Portugal, os operários iam de lancheira para a fábrica; os camponeses arrumavam numa bolsa ou num cesto umas buchas para aguentar um dia de trabalho. Ainda hoje estou para saber como era possível um trabalhador do campo desenvolver tanto esforço físico tão frugalmente alimentado sem arrasar as leis da termodinâmica. A maior parte dos empregados em serviços administrativos e correlativos almoçava em tascas, restaurantes e cantinas, consoante o estatuto. Os que residiam nas proximidades dos locais de trabalho normalmente almoçavam em casa.
.
Hoje são raros os que levam almoço de casa.
.
Lembrei-me deste assunto ao ler Alan Greenspan (The Age of Turbulence):
.
"In pop culture, I was right up there with the sock puppets. CNBC invested a gimmick called the "briefcase indicator" in which cameras would follow me on the mornings of FOMC meetings as I arrived at the Fed. If my briefcase was thin, theory went, then my mind was untroubled and economy was fell. But if it was staffed full, it meant I´d burning the midnight oil and a rate hyke loomed. (For the record, the briefcase indicator was not accurate. The fatness of my briefcase was solely a function of whether I had packed my lunch)".
.
Estávamos em 2000 e os EUA no auge do boom da "nova economia". Mas a lancheira de Greenspan (Greenspan tinha então 74 anos de idade) estava longe de ser uma originalidade dele: uma grande parte dos norte-americanos leva consigo para o local do trabalho o seu almoço, de casa. E, geralmente, aqueles que, ocasionalmente, almoçam no restaurante, se sobra comida, levam-na consigo para o jantar em casa.
.
Particularidades do país com mais elevado rendimento per capita médio do mundo.

4 comments:

Luís Aguiar-Conraria said...

"Particularidades do país com mais elevado rendimento per capita médio do mundo."

Sao os EUA? Duvido. Mais alto do que o Luxemburgo ou a Suica?

Rui Fonseca said...

Caro Luís,

Segundo o PNUD (2007), o GDP per capita em termos PPP, os EUA atingiram 41890 dólares em 2005; no mesmo ano, a Suíça registou 35633dólares.

O Luxemburgo 60229 dólares.

Mas o Luxemburgo é mais um cofre forte que um país.

Salvo melhor opinião.

António said...

Esqueceu-se de Portugal.
Aqui é tudo rico, ninguém passa sem o pequeno-almoço na confeitaria, almoço no restaurante ou centro comercial, uns petiscos e copos ao fim da tarde, jantar, digestivos, filmes, deitar tarde. E claro, toda a gente de pópó para o emprego.
Com tanta alimentação e tanta caloria, era caso para fazer os trajectos a correr, ida e volta, nas de carrinho é mais chic.Se o,mpatrão faz assim, quem sou eu para fazer por menos?
Os restos são para o cachorro.
;-))

Luís Aguiar-Conraria said...

caro rui, obrigado pelo esclarecimento. Abraco