Sunday, December 30, 2007

O ENCANTO DO CHAMPAGNE

Buyers and Cellars -
The wine market is currently so hot that the prices of even some second-tier wines are rising at rates that make the Dow Jones industrial average look as if it's measuring the performance of low-risk municipal bonds.
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/12/28/AR2007122803256.html
.
Isto não é "champagne", é "sparkling wine".
.
O gerente concordou e tentou contornar a questão. A ementa de domingo propunha um "brunch" com "champagne", tudo por 21 dólares, fora as taxas e o serviço. Como os clientes normalmente não se ficavam por um "flute", decidira passar a encher os copos com "sparkling wine", sem contestação de ninguém.
.
Até ao dia em que lhe entrou no restaurante o cliente que provou e estranhou.
.
Mas não gosta?
Gosto. Mas não é "champagne".
Pois não. Vou ter de alterar o "menu".
.
Não sei se alterou ou não. Mas como esta gente costuma cumprir, é bem possível que no próximo domingo a bebida deixe de estar incluida no preço do "brunch".
.
Perdem todos: Os clientes porque deixam de ter à discrição um bom ""champagne"", o restaurante porque perde imagem e o dono dele porque vai perder clientela; o fabricante de espumante terá menos procura; o produtor de "champagne" porque o "champagne"passará a ter menos visibilidade; o reclamante porque passará a pagar, à parte, o "champagne" ou o "sparkling wine" consoante a preferência do momento.
A mentira é um dos pilares que sustentam o mundo. Um outro é qualquer coisa que se beba.

2 comments:

António said...

Pois. E à falta de vinho, bebe-se branco.

Bom Ano.

Rui Fonseca said...

Bebo à sua saúde.

E acrescento mais uma foto.

Bom Ano 2008!