Sunday, December 30, 2007

THE MIGHTY & THE ALMIGHTY



A corrida para as eleições presidenciais do próximo ano nos EUA começa no próximo dia 3 com as primárias, no Iowa, e daí a 5 dias no New Hampshire.
.
Do lado republicano, para quem a discussão acerca do Iraque ou da situação económica não é cómoda nem gratificante, a imigração é o tema mais abordado pelos candidatos melhor posicionados nas sondagens. Apenas Ron Paul, o candidato libertário, que, aliás, está a conseguir uma progressão inesperada nas intenções de voto, promete retirar do Iraque e meter os norte-americanos na concha.
.
Um tema geralmente subliminar nas divergências políticas entre republicanos e democratas, contudo, está a provocar fracturas entre
os candidatos conservadores: a religião e o estado. Huckabee, ex-governador do Arkansas, lidera as sondagens no Iowa, do lado republicano, é padre baptista radical e as suas posições conservadoras estão a provocar algum desespero entre os republicanos mais moderados.
.
Nada disto ultrapassaria os limites do folclore local se a religião não estivesse, nos tempos que correm, a assumir um protagonismo na cena política mundial impensável há poucas décadas atrás. Tendo sido desfraldadas vezes sem conta no passado, em nome de muitas causas de intenções obscuras, as bandeiras religiosas enfrentam-se agora em choques entre civilizações (Huntington), dos quais os discursos locais em que se embrulham sementes de xenofobia, são afloramentos do iceberg que pode afundar o mundo.
.
A este propósito, The Mighty & The Almighty, Reflexions on America, God, and World Affairs, de Madeleine Albright, é uma obra que merece ser lida e meditada.
.
"Brother, you say there is but one way to worship and serve the Great Spirit. If there is but one religion, why do you white people differ so much about it?...We also have a religion...It teaches us to be thankful for all favors we receive, to love each other and to be united. We never quarrel about religion. Brother, we do not wish to destroy your religion or take it from you. We only want to enjoy our own." - Red Jacket

No comments: