Thursday, October 11, 2007

CAMADA RASCA

Há uns anos atrás, Vicente Jorge Silva cunhava a expressão "geração rasca", que se não foi muito pertinente relativamente ao alvo atingido, porque todas as gerações tiveram e terão as suas camadas rascas, denunciou com mordacidade acutilante o retrocesso cultural, a falta de desígnios, a longevidade da infantilidade, espelhada na cara de uma parte cada vez mais numerosa da juventude portuguesa.
.
Houve um tempo, quando Coimbra era a "cidade dos doutores", em que a imagem de marca da Universidade, promovida por muitos filhos-família que a frequentavam para uns anos de boémia, era a do estudante especializado na pilhagem de galinhas, bebedeiras, serenatas e namoros de ocasião. A realidade, se era diferente, não era suficientemente capaz de se sobrepor ao embasbacamento que as estúrdias da rapaziada provocavam. Estudar, estudavam poucos, a maioria divertia-se e "queimava as pestanas" de vez em quando nas sebentas. Nesse tempo, iam para Coimbra "os que tinham posses" e, com sorte, um ou outro protegido que mostrasse ter cabeça. Com outra sorte, iam para os seminários.
.
Mudaram-se os tempos e multiplicaram-se as "cidades dos doutores". E, se Coimbra não era modelo a seguir na tradição sebenteira, a rapaziada de outras paragens copiou-lhe a tradição da bebedeira. Com capa e batina.
.
Vem isto a propósito de um ajuntamento que ontem observei no Rossio, em Lisboa, à volta do fontenário do lado Sul: os de capa e batina entretinham-se a tirar àgua do lago com um penico de plástico que deixavam cair sobre as cabeças dos caloiros, de caras pintadas. Bem sei que se tratava de uma versão "light", mas não menos imbecil, das barbaridades daquilo a que chamam "praxe".
.
Despejavam a água e riam-se, após a cerimónia, padrinho e afilhado, como broncos a rirem-se das suas manifestações primárias. Os outros, à volta, tinham cara de enterro ou de ressaca. Seguramente, nada preocupados com as verbas que o Orçamento Geral do Estado, que será hoje entregue na Assembleia da República, lhes vai continuar a garantir. A maioria, aliás, não terá ideia precisa do que se trata. Mas também a quase totalidade daqueles que passavam, olhavam, e sorriam daquela inesperada parada de corvos não fazia a mínima ideia de que o triste espectáculo lhes fica caro.

No comments: