Monday, October 01, 2007






YINGXIAN, SETEMBRO, 19

O Pagode de Yingxian, construído em madeira, é um dos mais belos pagodes aida existentes. Datado de 1056, tem uma forma octogonal e é também chamado Pagode de Sakyamuni ... Os pagodes evoluíram ao longo de 1500 anos para uma diversidade de formas, desde os túmulos baixos a torres altaneiras de vários andares...Originário da Índia, ao tornarem-se exclusivamente chineses, adquiriraram diferentes usos e finalidades...passaram a estar isolados nas montanhas, fora das cidades, ou sobranceiros aos rios para trazer boa sorte ou prevenir as cheias. (in Guia do American Express)
.
Com tanta gente a subir e a descer, é admirável que todas aquelas estruturas de madeira, à semelhança do que já constatáramos no Templo Suspenso de Xuangong Si, não dessem sinais de ranger. O Pagode de Yingxian foi fortemente danificado pelos bombardeamentos japoneses durante a ocupação nipónica. Admirável, portanto, também todo o trabalho de reconstrução e manutenção que tem preservado a traça original do monumento.
.
O acesso ao Pagode faz-se, conforme pode observar-se na foto acima, atravessando um bairro de casa de madeira construídas em estilo tipicamente chinês, essencialmente dedicado ao comércio e ao turismo. Dos andares cimeiros do pagode avista-se a cidade toda: de um lado, arrumam-se os bairros ocupados pelas classes de rendimentos baixos, no outro crescem os edifícios dos apartamentos das classes afluentes. A separação entre operários, comerciantes e funcionários e empresários não poderia ser mais vincada.

No comments: