Sunday, March 18, 2012

O JOGO DA CABRA CEGA

Três juízes julgam roubo de €1,60 
(Expresso, de ontem)

Dois terços dos casos que são resolvidos em tribunai colectivos de Lisboa, com equipas de três juízes a julgar, dizem respeito a pequenos crimes. Como o caso de um rapaz que roubou €1,60. A lei permite desviar estes  processos para tribunais singulares, mas ainda há uma distância entre a teoria e a prática.   

Teoria??? Prática???  Que absurdo senhor jornalista!
A distância vai entre o jogo da Cabra Cega e a Justiça.
Que tarda a chegar a Portugal.

Já agora: Fala-se tanto de taxas moderadoras na saúde e ninguém fala em taxas moderadoras na Justiça. Porquê?
Porque é que a Justiça não é paga ao preço de custo completo, salvo para aqueles que não têm recursos para recorrer a ela em caso de justificada necessidade?

Por que é que crimes de roubo simples, como são os casos relatados no Expresso não são julgados sumariamente e punidos  com a obrigação de prestação de serviço cívico (há tanta rua para limpar, por exemplo) em vez de penas de prisão de sete meses (!) que mobilizam tempo de juízes e outros agentes da justiça que deveria ser dedicado ao julgamente de crimes maiores?

Faz algum sentido condenarem (com pena suspensa) a oito meses de prisão três jovens de 17 anos porque roubaram um casaco a um passageiro num carro eléctrico no valor de 50 euros?
Fazem estes juízes alguma ideia do grau de delinquência induzida nestes jovens, se forem efectivamente presos, após um período de oito meses entre criminosos perigosos?

No comments: