Thursday, March 08, 2012

AS CONVULSÕES DA TERRA

Um dos factores mais determinantes do comportamento humano é o sentido das convicções com que cada um apareceu no mundo. Podem vergar-se algumas opiniões perante algumas evidências mas permanece sempre o lastro original na mente de cada indivíduo, mesmo a propósito de fenómenos cujas causas o homem ainda não domina apesar dos progressos da ciência. 
  
As questões acerca das consequências que o comportamento da humanidade pode ter sobre a sobrevivência da vida no planeta, desastrosas na opinião de uns, irrelevantes na opinião de outros, continuam sem um consenso global à vista e, consequentemente, continuam a prevalecer, em grande medida, as opiniões dos negacionistas, isto é, daqueles para os quais o laissez faire, laissez passer  é um dogma de que não abdicam e, alegremente, continuam suportados pelo stato quo, que é a forma mais fácil de viver porque não há perigo de contágio. Há inundações, tsunamis, furacões, milhares de mortos? Há, mas lá tão longe ... 
Há seca em Portugal, no Alentejo não há erva para o gado, pois é, mas está um dia tão lindo, não está?, pensa o citadino.   

O Economist, apesar do seu confessado alinhamento liberal, tem dedicado ao tema muitas páginas. Esta semana, publica o gráfico que colei acima, baseado em números da OCDE. É assustadora a evolução crescente do número de desastres provocados pelas alterações climáticas entre 1980 e 2009.

E resume aqui uma quantificação das perdas resultantes das cheias, tempestades, e secas, que assolaram o planeta durante as últimas três décadas, segundo OECD´S Environmental Outlook:

- As cheias representaram 40% das perdas contabilizadas, as tempestades 45%, as secas 15%.

- Entre 100 milhões e 200 milhões de pessoas por ano foram afectadas e as perdas económicas anuais avaliadas entre 50 biliões (mil milhões) e 100 biliões de dólares.
- Em 2050, prevê-se no Relatório, mais de 1,6 biliões (mil milhões) de pessos serão afectadas, ou seja cerca de 20% da população mundial e bens no valor de 45 triliões (milhões de milhões) de dólares estarão em risco, em consequência do impacto do crescimento das inundações.
- As cidades mais ameaçadas situam-se na Ásia: Dhaka, Kolkata, Shangai, Mumbai, Jakarta, Bangkok, e  Ho Chi Minh City.

(Hum! 2050 ainda vem longe, e Ho Chi Minh City onde é que fica?)

1 comment:

Anonymous said...

como o seu blog aceita comentários anónimos atrevo-me a dizer qualquer coisa. Li agora no blg quarta Republica que ontem choveu, eu não vi nada,li num comentário que devia chover só para os agricultores,porque ele ou ela não gostavam de chuva.Se não chovesse essa pesssoa não se lembra, que depois comia torrelos,como dizem lá na minha terra.