Saturday, March 31, 2012

707, ORDEM PARA ROUBAR - 2

Já em Novembro do ano passado anotei aqui o roubo descarado que foi imaginado pela PT para esmifrar os utentes da rede fixa. Primeiro, através dos fedorentos alicia os consumidores para o Meo Total (telefone, internet, televisão), depois, em conivência com muitas empresas não permite contacto telefónico que não passe por um qualquer número começado por 707. Pago, e bem pago, esperadamente. Aliás, a própria PT não é contactável, em alguns casos, pelo telefone senão por um remunerado 707.

Volto a receber do meu amigo Humberto A. mais uma mensagem circular acerca do assunto. Se bem percebo,  a Anacom já detectou a burla. Não acredito. E não acredito porque a Anacom não pode ter desconhecido até agora uma prática tão generalizada a menos que seja conivente. E, se tem sido, continuará a ser. Regulador, é das neps, acaba sempre por ser capturado pelos regulados. Esperemos que esta seja excepção. 

Aí vai cópia de parte da mensagem enviada pelo Humberto.  

Telefonar para números começados por 707 custa uma fortuna, principalmente se for de um telemóvel. Recuse ligar para números 707.
Estes números (chamados únicos pela PT) não são considerados números pertencentes à rede fixa (!) pelo que são sempre pagos. Mesmo aqueles que estão a pagar uma mensalidade com a promessa de terem chamadas grátis, terão sempre que pagar (e muito!) estas chamadas.

A Autoridade Nacional de Comunicações tem recebido um volume considerável de denúncias e reclamações de consumidores relativas ao uso indevido destes números.

Como se não bastasse o já de si elevado custo dos 707, em algumas das situações fiscalizadas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) foi detectada a utilização dos prefixos 707 para a prestação de serviços de audiotexto - aumentando assim exponencialmente o custo das chamadas - tendo por isso sido instaurados processos contra-ordenacionais.

Por outro lado, muitas vezes surgem os 707 acompanhados de designação de “chamada local” ou “número azul” - o que é falso, pois estas chamadas são as com prefixo 808 – confundindo assim quem faz a chamada e levando a pensar tratar-se de números de baixo custo.

Burla já detectada pela Anacom

Os números de telefone começados por 707, para além de apresentarem um elevadíssimo custo para quem faz a chamada, raramente são acompanhados do seu custo por minuto (por que será?).
Quanto custa ligar para estes números?
Só quando se recebe a factura ou o saldo do telemóvel termina se poderá ter a percepção do roubo que fomos alvo.
(...)

 

1 comment:

Fernanda Cardoso said...

Também eu já fui muito roubadinha nas chamadas para números 707.
O meu sobrinho entretanto instalou-me uma aplicação (S3Phone ?) em que não se paga para esses números. Bastou um carregamento no multibanco.