Wednesday, March 28, 2012

LLORET DEL MAR

Castro Verde de luto pela morte do jovem em LLoret del Mar 
Como são as 24 horas loucas dos (6000) finalistas em Lloret (aqui)
Praia, piscina, álcool, drogas e discotecas. Há quem não durma e teste os limites. Estudantes (com idades cerca de 17 anos) são unânimes: estes dias são únicos.

Há quatro anos escrevi aqui isto:

"ACERCA DA INEVITABILIDADE DOS COMAS ALCOÓLICOS DOS JOVENS

Comentei ( ) a propósito dos comportamentos dos jovens e do conflito intergeracional que sempre existiu e não vai deixar de existir: A mim, que já sou um velhote, não me espantam as multi actividades dos jovens porque elas decorrem das múltiplas sugestões que, por muitos meios, os atingem. A mim o que me espanta é a descontracção (ou deveria chamar-lhe outra coisa qualquer?) com que alguns pais contemporizam e apoiam os filhos em férias perto de Barcelona (reportagem do Expresso, Única, de há 3 ou 4 semanas atrás) onde os excesso provocam comas alcoólicos e filas nas farmácias para compras da pílula do dia seguinte. A mim, o que me espanta mais ainda é que os organizadores de tais férias para finalistas do secundário estejam a pensar promover férias para miúdos de 10/11 anos nos mesmos locais. Bem longe dos pais.

Responderam-me ( )

Não é nada fácil impedir um adolescente de ir na viagem de fim de liceu quando TODOS vão, e essa praia perto de Barcelona tornou-se, de há vários anos para cá, na grande referência. É barata, juntam-se lá aos montes, há sempre alguns problemas mas o balanço não deve ser tão mau como o pintam porque, como diz, continuam a ir e cada vez mais. Creio que, como sempre, haverá uns miúdos que quando se sentem à solta disparatam mas em regra já não precisam ir para longe para o fazerem, a viagem é só mais um pretexto. (...) "
.
Um acidente pode acontecer a qualquer um, em qualquer lugar. Uma bebedeira colectiva anual de milhares de jovens portugueses em Lloret del Mar só acontece porque, apesar da crise, a bebedeira cá e lá continua. Quantos destes meninos e meninas, quantos destes borrachos, protestam depois contra o pagamento de propinas na Universidade?

Que valores morais estão a ser transmitidos às novas gerações que valorizem as suas capacidades de desempenho no futuro? Embebedando-se desenfreadamente como certificado de habilitação de entrada na idade adulta?

Houve tempo em que houve um Portugal que acreditava (ou era levado a acreditar) que a robustez se conseguia à custa de sopas de cavalo cansado tomadas na infância. São as bebedeiras da juventude de hoje a continuação subliminar daquela idiotice antiga?
---
Portugal entre os dez paises da Europa com maior consumo de alcool
--
Declaração de interesses: Não sou abstémio.

No comments: