Wednesday, March 09, 2011

XEQUE AO REI - 19

Novo mandato, vida nova?
Não parece.
Cavaco Silva decidiu mostrar à Nação uma fotografia da situação real em que o País se encontra e só recebeu palmas dos deputados do PSD e CDS. 
O Governo não gostou. Ninguém gosta de se ver mal na fotografia. Também não gostaram o PS, PCP e BE. César dos Açores classificou como cruel* o discurso de posse.

A partir de hoje, só não continua tudo na mesma porque a situação social, económica e financeira não vai deixar. Como é que o PR se vai movimentar a partir de agora no meio da trajectória de confronto partidário permanente quando a unanimidade à volta de um conjunto de objectivos é fundamental para a inversão desta tendência perversa, ninguém sabe.

O que se sabe, e a displicência com que o Primeiro-Ministro se atrasou na apresentação protocolar de cumprimentos para conceder uma breve entrevista de crítica ao discurso do PR  é também indício disso, é que José Sócrates continuará obcecado com a sua autosuficiência, que PSD e CDS não têm estratégias de alternativa claramente convincentes, que PCP continua anquilosado no seu discurso de noventa anos, que o BE é contra e não quer ser outra coisa**.

Cavaco Silva vai ser obrigado pelas circunstâncias a intervir nos limites das suas competências constitucionais. Limites que, lamentavelmente, continuam a ser mais imprecisos que a abordagem daquelas circunstâncias requerem. Da ousadia interpretativa dos seus poderes neste segundo mandato depende fundamentalmente o contributo que ele possa e queira dar para a saída do beco em que o País se encontra.
----
*
Arrasador, segundo o Público
A magistratura activa já começou
Abre guerra com o PS, para o DN
Agrada a organizadores do protesto "geração à rasca", lê-se no Expresso
Cavaco aperta cerco ao Governo, segundo o I
**
BE não cumprimentou BE
----
aqui o discurso do PR

7 comments:

fcaja said...

O discurso de Cavaco Silva, vem na sequência da canção de intervenção que os Homens da Luta levaram ao festival da canção e que vai representar Portugal na Eurovisão. Cavaco Silva como Presidente, fez um apelo á revolta e á presença na manifestação "rasca" que é liderada pelo BE. Está tudo de cabeça perdida e agora só faltava o Cavaco, para compor o ramo! Onde está a alternativa, naqueles que votam contra todas as minúsculas reformas que vão aparecendo?! O melhor título para o Público seria "Cavaco arrasa o País"

LEOLEO said...

" O melhor titulo para o Publico seria " Cavaco arrasa o País""

Desde quando dizer a verdade ao País e do País é arrasa-lo?
Arrasar o País é deixa-lo em morte lenta metendo a cabeça debaixo da areia e fingindo que não acontece nada e que apenas somos mais uma vitima da crise internacional
Arrasar o País é governa-lo incompetentemente, com complexo de autosuficiencia propria dos medíocres e teimando em investimentos que podem apenas agradar a alguns grupos de pressão com interesses materiais neles.
Isto sim é arrasar o País.

Anonymous said...

O País ficou arrasado.... também foi pelos milhões que foram colocados no BPN e no BPP. Este governo é medíocre mas a alternativa é muito pior quando vota contra todas as reformas que aparecem na Assembleia (dois professores para dar uma aula , único caso na Europa)? O que é que o Presidente fez para anular todos aqueles que andam pendurados nas empresas em troca de favores, nada e eles são dos principais partidos, chamados do bloco central (.... desde o tempo da governação de Cavaco)!

aix said...

Algum economista ou comentarista terá a bondade de me explicar por que é que o discurso do PR foi bom por dizer a verdade aos portugueses?Qual foi a verdade denunciada até agora desconhecida? Que estamos endividados até às orelhas? Mas alguém o desconhecia? Para mim,já aqui o manifestei, é um economista que só sabe pronunciar-se sobre matérias económicas(bem ou mal vocês mo dirão).No resto é uma anedota: lembro-me de,quando era PM, ter perguntado a uma mulher do povo o
que estudava o seu filho.-Filosofia.-E para que serve?pergunta o economista governante.
Sempre a figura do PR tem sido vista pelo povo como um factor de estabilidade: no discurso é [quase] um garante de instabilidade.Apelar ao «sobressalto cívico» ou incentivar os jovens à revolta é de uma demagogia que desconhecia em CS.

rui fonseca said...

"O melhor título para o Público seria "Cavaco arrasa o País"

Por dizer a verdade?

Quanto à manif, ela tem os ingredientes que CS não papa.

Até porque foi uma manifestação -o buzinão na ponte 25 de Abril - apoiada pelo PS e PCP(Mário Soares, na altura PR falou de direito à indignação) que mais o castigou politicamente.

rui fonseca said...

"Este governo é medíocre mas a alternativa é muito pior..."

Não sabemos se é pior.

Mas as amostras, realmente, não parecem lá grande coisa

rui fonseca said...

"quando era PM, ter perguntado a uma mulher do povo o
que estudava o seu filho.-Filosofia.-E para que serve?pergunta o economista governante."

Caríssimo Francisco!

Ouviste isto ou contaram-te?
Desculpa-me duvidar mas duvido mesmo que essa cena alguma vez tenha sido representada por CS.

Abç

Quando é que vamos almoçar?
Estou à espera da tua disponibilidade de tempo!