Thursday, March 17, 2011

UMA HISTÓRIA HISTÉRICA

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, acusou hoje o PSD de fazer "uma obstrução ao país" e de pedir aos portugueses "não o final do teatro, mas a abertura de um filme de terror". Jorge Lacão, que falava no encerramento da interpelação ao Governo marcada pelo Bloco de Esquerda sobre as consequências orçamentais das parcerias público-privadas e das novas medidas de austeridade, dirigiu-se diretamente à bancada parlamentar do PSD.

O ministro da Presidência reafirmou na quarta-feira aquilo que o primeiro-ministro já tinha dito, ou seja, que uma crise política pode trazer problemas a Portugal em termos de financiamento externo. Pedro Silva Pereira dramatiza as consequências de um cenário de crise política.

O Presidente da República recebe esta quinta-feira em Belém o líder do PSD, na véspera da habitual reunião semanal com o primeiro-ministro. A audiência de Pedro Passos Coelho com Cavaco Silva foi pedida na segunda-feira pelo próprio presidente social-democrata, três dias depois do Governo ter anunciado novas medidas de austeridade no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento, já apelidado de PEC 4.

Eduardo Catroga defende que José Sócrates criou um facto político em torno do Programa de Estabilidade e Crescimento – já apelidado de PEC 4 – para esconder que vai pedir ajuda externa, de forma a evitar o peso do rótulo de uma derrota política. Este programa prepara um pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional, de acordo com o antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva. Estas declarações do homem que negociou o Orçamento do Estado para 2011 com este Executivo de José Sócrates em representação do PSD foram feitas na noite passada em entrevista à SIC.

(Ouvido esta manhã na Antena 1)

No comments: