Wednesday, February 23, 2022

QUEM ESTÁ DO LADO DE LÁ

Há dias colocava neste caderno de apontamentos uma dúvida: o PCP apoia Putin; e o CHEGA?

Hoje lê-se aqui a resposta: "À excepção do PCP e do PEV, os partidos parlamentares são unânimes na crítica às posições russas e deverão manifestar a sua posição na Comissão Permanente (órgão que substitui o plenário da Assembleia da República) marcada para quinta-feira, com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva."

"O PCP diverge e, em comunicado, acusa os Estados Unidos, a NATO, a UE e o regime ucraniano pela situação que se vive naquele país, defende a dissolução da NATO e a desmilitarização da UE, assim como um “processo de diálogo com vista a uma solução pacífica para o conflito”. Os comunistas culpam o Ocidente pela promoção do que dizem ser uma “perigosa estratégia de tensão e propaganda belicista” e de confrontação face à Federação Russa ao ser permitida a entrada da Ucrânia na NATO."

Avante já tinha informado de que lado estão os comunistas portugueses neste conflito que pode degenerar numa guerra global: estão do lado de lá.

E no lado de lá estão aqueles que se submetem aos dictats de regimes onde a democracia sustentada no voto popular é considerada uma ameaça a abater. Xi Jinping colocou a democracia liberal como o primeiro inimigo do comunismo chinês - conf. aqui. Putin está do mesmo lado.

Muito mais do que o actual conflito localizado na disputa pela posse do território da Ucrânia, o que está em jogo é a disputa pela supremacia dos regimes totalitários pelo seu espaço vital, no actual contexto geo estratégico, o espaço global.
Na Europa, o primeiro objectivo é a destruição da União Europeia. Onde o voto popular pode deixar-se atrair pelos populismos que campeiam desenfreados: se não se defendem os valores da democracia o totalitarismo abafa-os. 

No comments: