Wednesday, August 26, 2015

O TEU VOTO POR UM CARAMELO

É geralmente admitido que o eleitorado do PCP tem demonstrado ao longo das últimas quatro décadas  um grau de fidelização partidária que não tem paralelo no espectro político português. Uma adesão tão firme e perdurável só é visível em ambientes religiosos ou futebolísticos. É mais provável mudar de cônjuge que mudar de clube, dizem orgulhosamente convictos os indefectíveis clubistas e o mesmo dirão, presumo eu, os irredutíveis eleitores comunistas portugueses. 

Não obstante contar o PCP com uma tão arreigada vinculação ideológica, cf. aqui, a CDU prevê gastar 1,5 milhões de euros nesta campanha eleitoral, mais meio milhão euros do que o valor orçamentado para a  campanha de 2011, dos quais

. 550 mil euros em "custos administrativos e operacionais"
. 400 mil euros em "propaganda, comunicação impressa e digital"
. 300 mil euros em  "comícios, espectáculos e caravanas"
. 160 mil em "outdoors"

Por que se esforça tanto o PCP por convencer os seus convencidos? Uma razão é porque dispõe de recursos próprios superiores a qualquer outro partido, resultantes em grande parte da "Festa do Avante".
Outra,  decorrerá do facto de o grau de fidelização não ser tão elevado quanto se supõe e o PCP pretender segurar os seus e aliciar outros.

"A CDU teve um resultado de 7,8% nas eleições de 2011 e a média das sondagens até ao momento atribui 9,6% dos votos aos comunistas, o que pode justificar o aumento da despesa (uma vez que, quanto mais votos tiverem, mais dinheiro do Estado os partidos recebem)."

Resumidamente, trata-se de um negócio, por mais que o termo repugne aos comunistas para todas as estações.

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