Saturday, August 15, 2015

LÁPIDES PARTIDAS

A "Livraria Bertrand" do Chiado é, mais do que uma livraria, uma instituição que já deveria ter sido reconhecida de interesse público, não vá um vendaval de interesses financeiros fechar aquele espaço durante o tempo suficiente para o reabrir como McDonald´s, loja de telemóveis ou outra actividade pop. Segundo o que pode ler-se aqui, "em Abril de 2010, a Bertrand ganha o Guinness World Records para «os mais antigos livreiros em actividade» e a livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, ganha o World Guinness Record para «a mais antiga livraria em actividade». 

Ainda que a motivação deste apontamento seja outra, anote-se que o charme de uma outra livraria, no Porto, - Livraria Lello - é tanto que os actuais proprietários se viram obrigados a moderar o número de visitantes estabelecendo que  "a partir de 23 julho de 2015 a entrada na livraria custa três euros, que são descontados na compra de livros". 

Passámos esta tarde pelo Chiado, e os nossos mais novos, habituados a alguns rituais adquiridos em anos anteriores, entraram na livraria, e nós fomos atrás deles. Fiquei-me pela primeira sala, aquela onde do lado direito foi em tempos criado o "Cantinho do Aquilino", uma singela homenagem registada em placa discreta afixada numa estante. 

- Diga-me sff., que foi feito daquela placa que sinalizava a ligação de décadas entre Aquilino Ribeiro e a Bertrand e se encontrava ali naquele canto?
- Foi retirada. Foram feitas algumas obras de recuperação e limpeza ... e limparam a placa ... Está guardada, algures.

Sinais dos tempos. 
No "Cantinho do Aquilino" já não existem sequer livros à venda do escritor.
No seu cantinho, mora agora ao seu lado Eusébio da Silva Ferreira. 


2 comments:

Francisco Carvalho said...

...belo 'Apontamento', a provar que as finanças não antagonizam com as letras, Rui...parabéns

Rui Fonseca said...

Viva o meu Amigo Francisco!
Até um dia destes, em Setembro!