Sunday, June 17, 2012

HORA DE CONTAS

Mesmo que Alexis Tsipras não ganhe as eleições de hoje na Grécia, é inegável que a  representatividade no Syriza do voto de protesto contra os partidos que têm alternado no poder - socialistas e conservadores, - vai deixar marcas. Porque essa alternância consentiu, e muitas vezes promoveu, a desvalorização dos valores morais que são sustentáculo das democracias consolidadas.

A Tsipras, mesmo que fique fora do próximo governo de Atenas, sobram largas margens de denúncia da subversão dos princípios democráticos levada a cabo pelos eternos partidos do poder. Porque Tsipras sabe que para a derrapagem grega até à beira do precipício concorreram, para além da demagogia que (lá como cá) alimentou a economia da fantasia, iludindo os gregos com crescimentos balofos, muitos negócios que (como cá) continuam por esclarecer, e que ele insiste em ver esclarecidos.  

Só o buraco do BPN pesa, pelo menos, cerca de 5% no total da dívida pública, mas promete pesar mais. As contrapartidas na compra dos dois submarinos que não se sabe para que presisamos deles, por onde param? As vagas de ilegalidades, que somam milhares de milhões, reveladas pelo Tribunal de Contas a quem aproveitaram? Não sabemos porque a justiça dorme o sono dos coniventes.

Na Grécia, foi preso no dia 11 de Abril  Apostolos (Akis) Tsochatzopoulos, um dos fundadores do PASOK, ministro das Obras Públicas (1981–1985), da Presidência (1985–1987), do Interior (1987–1989), Transpostes e Comunicações, num governo de coligação (1989–1990), novamente do Interior (1993–1995), da Defesa (1996–2001), do Desenvolvimento (2001–2004).

Pois este Akis, foi levado de casa, na zona mais prestigiada de Atenas para uma prisão nos arredores, onde também deram entrada a mulher, a filha e um primo, acusados de vários crimes lesivos dos interesses do estado. Pormenores aqui.

Por mais que se receie ou deteste o radicalismo de Tsipras, não podemos deixar de perceber as razões pelas quais tantos gregos se entusiasmam com os seus discursos e a esta hora estão a votar nele.

---
Corr. -
- La journée de vote a été assombrie par la découverte de deux grenades au siège de la chaîne de télévision, Skaï TV, dont les locaux ont été évacués. "La démocratie grecque est forte, elle ne se laisse pas impressionner", a réagi le porte-parole du gouvernement intérimaire sortant, qui a estimé que l'incident visait à "troubler la tenue des élections". Les derniers sondages plaçaient en tête les conservateurs de la Nouvelle Démocratie, suivis de très près par la gauche radicale d'Alexis Tsipras. Sauf surprise, les deux partis ne devraient toutefois pas décrocher la majorité absolue au Parlement.
Les autres pays européens sont également suspendus au résultat du vote, crucial pour l'avenir de la Grèce dans la zone euro. La chancelière allemande Angela Merkel a jugé samedi "important" que les Grecs dégagent une majorité respectant les engagements de rigueur. ( Le Monde )

ÚLTIMA HORA - Conservadores e esquerda radical empatam de novo. O empate prolonga a incerteza na Grécia (El País)
- Selon les premières estimations, les conservateurs de la Nouvelle Démocratie devancent très légèrement la gauche radicale d'Alexis Tsipras.(Le Monde)
- Sondagens à boca das urnas dão vantagem apertada à Nova Democracia (Público)

No comments: