Tuesday, June 12, 2012

A ROLETA EUROPEIA

"Almunia dice que España cobrará un 8,5% a la banca por la ayuda" (El País)


Em que situação se encontra um banco quando aceita pagar juros de 8,5%?, perguntará mesmo quem não seja desconfiado.

Quando se esperava que os mercados financeiros, os investidores (os especuladores, para quem preferir) acalmassem, os juros baixassem, e a Espanha saísse da zona vermelha, o prémio de risco, medido em pontos base acima dos juros pagos pela Alemanha, atingiu hoje valores máximos no mercado secundário. 

O fenómeno inesperado só pode ter uma razão óbvia : os investidores perderam a confiança na capacidade dos políticos europeus evitarem que a crise se agudize. Pode Rajoy arrotar as basófias que entender, mas basta uma palavra pronunciada dos lados do Bundesbank para destroçar a euforia  do chefe do governo espanhol perante o golo de Espanha à Itália, depois de ter considerado o problema financeiro espanhol um caso arrumado com a linha de crédito que ele, Rajoy conseguira no sábado, mas incumbira Guindos anunciar.

O Bundesbank reprova a ideia de união bancária, que alguns, entre eles Durão Barroso, já tinham agarrado com ambas as mãos, argumentando que essa união desactivaria a disciplina dos governos pelo cumprimento dos programas de ajustamento. Resultado: volta tudo à estaca zero em vésperas de andar a roleta grega. Os indícios de prosseguimento de uma maior integração política, condição sine qua non da sobrevivência da zona euro e, por tabela, da União Europeia, dados a semana passada em Berlim, esbarram esta semana em Frankfurt. 

E os investidores reagem racionalmente: A banca espanhola (como a banca portuguesa), como algumas outras bancas por aí fora, fica encostada ao estado, que não tem músculo para se aguentar com o encosto. A crise das dívidas soberanas disparou por aí e por aí se manterá enquanto não houver encosto global.

E se não houver? Não sei.
Duvido mesmo que o  Bundeskank já tenha avaliado os estragos globais que poderão resultar dos disparos desta perversa roleta municiada em vários e cruzados sentidos.

No comments: