Wednesday, June 06, 2012

UMA CASA ASSOMBRADA NO OESTE

Pois o Bombarral vai ter um Parque de Diversões em grande, o Sky Towers. Nada menos que 38 hectares para divertimentos vários, que foram a Quinta do Falcão, já prometidos pela Câmara a um projecto de investimento de 54 milhões de euros de dois empresário ingleses, John e Christopher Flynn.

O presidente da edilidade bombarrelense está esperançoso. Conta arrecadar pelo arrendamento do terreno 100 mil euros por ano mais 5% dos lucros do empreendimento, e 300 empregos directos para nascidos ou residentes no concelho, fora os empregos indirectos. E os ingleses não temem a crise? Não. Os ingleses acreditam que com crise ou sem ela o Parque de Diversões do Bombarral é dinheiro em caixa. E a concorrência do Parque Temático dos Dinossauros projectado para a Lourinhã? Não haverá concorrência mas complementaridade. Aliás, o Bombarral já conta no seu inventário lúdico com os Jardins Orientais de Joe Berardo, que também investe no "Parque Dino" da Lourinhã.  O Oeste será um dia destes mais procurado que a "Disneylândia".

Na Lourinhã vai acontecer o maior parque de dinossauros do mundo!, uma velha aspiração dos lourinhenses. 

Mais de 200 modelos de dinossauros em tamanho real espalhados por 2,5 quilómetros de percursos pedestres.Tudo ao ar livre, num pinhal com 36 hectares. O que durante mais de 10 anos não passou de uma miragem está prestes a nascer na Lourinhã: «O maior parque de dinossauros ao ar livre do mundo» será construído naquela cidade – famosa pelos fósseis e pela maior colecção de ovos de dinossauros do mundo.

 No Bombarral, na Sky Towers haverá de tudo para pôr a malta a rodar no ar, em terra e na água: montanhas russas, carrosséis, tudo e mais alguma coisa, lojas, restaurantes, e, hélas! uma "casa assombrada". Para o presidente da Câmara, a "casa assombrada" será um "must", a vedeta do Sky Towers.

Mas, há sempre um mas, parece que no Oeste nem tudo são assombros.
O presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste está desolado, em nome dele e dos seus consócios. O tempo correu bem demais, as produções foram um benza-te Deus, boas e muitas, e, por serem tantas, os preços desceram  e os produtores não ganharam para os custos.

E a crise, não será essa queda de preços uma consequência da queda na procura por causa da crise? Também, também. Mas o que deu cabo dos preços foi a abundância. O mercado interno é exíguo (o senhor Alexandre Soares dos Santos diz que a produção nacional não chega sequer para um dos seus hipermercados), têm de exportar, mas, não sei se se lembram, o ano passado houve aquela bactéria E. coli, e os consumidores, assustados, preferiram os congelados aos frescos. Um desastre. Do Oeste exportam para Espanha, França, Alemanha, Holanda, e os Holandeses reexportam para a Escaninávia (uns finórios estes holandeses!) mas a E. coli arruinou  o negócio. Por outro lado, também há excessos de produção na Europa. Por exemplo, a batata. Vende-se a 15 cêntimos!, só daria lucro a 25. Mas os produtores franceses fazem chegar a batata até cá a 4 cêntimos! senhores. Abaixo do preço de custo, claro.

A que preço se vende a batata nos hipermercados?

Por estas e por outras é que o presidente da Cãmara do Bombarral tem mais fé na "Casa Assombrada".

No comments: