Thursday, October 28, 2010

O JOGO DA CABRA CEGA

Designada "Rollerball", foi desencadeada uma operação por suspeita de burla qualificada, branqueamento e corrupção, relacionada com o caso BPN: advogados, notários e autarquia (foram) alvo de buscas da PJ em operação nacional.

Três pessoas foram detidas e seis outras constituídas arguidas numa operação da Polícia Judiciária que decorreu nos últimos dois dias, no âmbito de um processo do dossier BPN. Na origem da operação estiveram suspeitas da prática de vários crimes entre burla qualificada, branqueamento e corrupção, tendo sido alvo de buscas escritórios de advogados, notários, uma autarquia, bem como a empresas e instituições de crédito.

Nada de original, salvo o nome da operação. Imaginação para títulos é coisa que não falta na PJ.
O escândalo rebentou há mais de dois anos. Oliveira e Costa foi preso preventivamente a 21 de Novembro de 2008 e o início do julgamento está marcado para meados de Dezembro deste ano. Como é que só agora surgem mais suspeitos? E os outros? Esqueceram-se deles?

Daqui a vários anos, ainda ninguém foi condenado, além de nós, os contribuintes, que continuaremos com o BPN às costas.
Se existisse justiça  a condenação mais adequada seria a obrigação da integral devolução da apropriação dolosa, com juros e as custas totais do processo.
Mas onde é que aquilo já vai! 

2 comments:

A Chata said...

Cadê o Dias Loureiro?

Mais um dos que foi à 'Entrevista dos Inocentes' dizer que não tinha a ver com o assunto, se limitou a comprar empresas que depois não sabia o que lhes tinha acontecido. Até ia lá, praticamente só para receber o ordenado...

Mais um, que dos postos de governação, sem saber ler nem escrever, acabou num belo 'tacho'...

rui fonseca said...

"Cadê o Dias Loureiro?"

Pois não sei. Também tenho essa dúvida.

Mas tudo isto é normal em Portugal: Depois de um grande alarido fica tudo em águas de bacalhau. Em se tratando de peixe graúdo, claro está.