Friday, July 23, 2010

HOUSE OF WHORES*

Soube-se hoje que os quatro bancos portugueses (CGD, BCP, BES e BPI) submetidos a testes de stress passaram na prova. De entre os quatro, o BPI é o banco português com maior resistência, segundo se conclui dos resultados divulgados.
.
Há dias, a Moody´s descia o rating dos principais bancos portugueses, entre os quais o BPI. Notícias ou boatos, entretanto, divulgados já esta semana punham em dúvida que o BPI passasse nos testes de stress.
Afinal, segundo os testes, é o mais forte. O que não deixa de ser surpreendente porque não existe razão nenhuma, perceptível aos olhos do cidadão comum, para que não seja a CGD a apresentar a maior robustez. A secundarização da Caixa só pode justificar-se pela forma como tem sido gerida: atrelada aos interesses partidários e a seguir pastosamente na cauda do rebanho.
.
Antes mesmo de os resultados serem públicos já a Schroders comparava estes testes de stress ao "balanço final de escola primária", portanto, um assunto pouco sério, em seu entender.

Não faço a mínima ideia se a Schoders tem razão ou não, nem conseguiria saber mesmo que decidisse investir todo o meu tempo na análise dos relatórios que forem tornados públicos.
O que entendo, no entanto, como cidadão comum, é que a credibilidade do sistema financeiro continua abalada não só pela desconfiança recíproca dos seus próprios membros mas também pela pouca seriedade com que tratam questões sérias. Sérias, porque podem voltar a abalar as economias do mundo inteiro enquanto não forem separados os casinos dos bancos.
----
* Em inglês, porque é a língua franca dos banqueiros. 

No comments: