Thursday, July 01, 2010

DINHEIRO E FELICIDADE

O dinheiro compra a felicidade? Não. Mas é uma boa entrada, segundo a conclusão de um relatório que observou um universo de 136 mil pessoas em 132 paísesUma conclusão científica que a intuição popular há muito descortinou: O dinheiro não dá felicidade mas dá uma boa ajuda. 

No Washington Post de hoje o relatório é comentado aqui e a resposta de Ed Diner, professor meritus da Universidade do Illinois, que liderou o estudo, resume as conclusões: Sim, o dinheiro, o rendimento tem um efeito muito importante na felicidade para a generalidade das pessoas em todo o mundo. Mas transmite mais satisfação que conforto. As sensações positivas são mais influenciadas pelos acontecimentos pessoais do dia a dia que pelo dinheiro.*

O binómio dinheiro/felicidade é recorrente e os investigadores sociais continuam a procurar medidas que melhor avaliem a felicidade do ser humano, dando por adquirido que o indicador de rendimento traduzido em unidades monetárias pelo PIB per capita, ainda que fosse possível calculá-lo correctamente, não avalia a qualidade de vida dos indivíduos e das sociedades. Mas, por outro lado, sendo correntemente citado, influencia de forma decisiva os objectivos, muitas vezes erráticos, perseguidos pelas sociedades em geral.

A propósito: O Presidente Sarkozy convidou em Fevereiro de 2008 Stiglitz, Amartya Sen e Jean-Paul Fitoussi para constituirem uma comissão com o objectivo de recomendar medidas de avaliação da evolução económica e do progresso social, convicto que os actuais padrões de medida, e nomedamente o PIB, estão longe de ser fidedignos mesmo se são utilizados em conformidade com os requisitos standard estabelecidos. O relatório da "Commission on the Measurement of Economic Performance and Social Progress", foi recentemente editado e pode ser lido aqui.
(Vd ainda um apontamento, entre outros, colocado aqui em Outubro do ano passado sobre o mesmo assunto).
----------
*How income correlates with happiness

Money can buy one component of happiness, well-being, according to a Gallup poll of 132 countries. A few countries, in order of gross domestic product per capita, and how their citizens evaluated their lives:

1 comment:

LEOLEO said...

Deve ter sido por essa correlação que o masoquista Estado que temos utilizou a golden share e impediu a entrada de 7150 mihões de euros.