Saturday, January 30, 2010

FOGO DE VISTA


Afirma o Expresso de hoje que o Governo quer acordo a três anos com PSD e CDS. Parece razoável. O País enfrenta uma crise que já dura há mais de uma década e viu a situação agravada pela crise global que ainda não terminou, e que ninguém sabe se terminará tão cedo.
.
O PR, soube-se ontem, convocou o Conselho de Estado para Quinta-Feira próxima com o objectivo de vislumbrarem o futuro com o actual quadro parlamentar. Como o PM é membro, por inerência, do Conselho de Estado, e não é esperável que uma qualquer ocorrência, meteorológica ou outra, o impeça de estar presente, uma pergunta parece inevitável, para começar: Considera o senhor PM que tem condições políticas para realizar as acções (impopulares) a que a crise obriga durante o prazo da legislatura?
.
Segundo depreendo, aqui a esta distância em que me encontro, o senhor PM já mandou o senhor Ministro da Presidência responder: "Quero um acordo a três anos com o PSD e o CDS". De modo que a pergunta já foi feita e respondida. A partir daqui, voltamos quatro meses atrás. Nessa altura, o senhor PM indigitado chamou os partidos e convidou-os para uma coligação. Disseram todos que não, que governasse ele sozinho. Era o que o PM indigitado queria ouvir.
.
E formou Governo. E o senhor PR, que também governou em minoria, achou que sim senhor, que o Governo tinha condições para governar. Mas não tinha. Os tempos agora são outros e o monstro não se domina com um só domador por mais hábil que ele seja. Mas também não se domina com acordos de incidência parlamentar. Um domador ajudante, com um pé dentro e outro fora do ring, salta para a plateia logo que vir o mar mais alto que a terra.
.
Espera-se que todos estejam cientes disso na próxima reunião do Conselho de Estado.
----

No comments: