Monday, January 25, 2010

UM ORÇAMENTO ÀS DIREITAS?

Os títulos do dia são dedicados aos anúncios que indiciam claramente aprovação do Orçamento do Estado para este ano com as abstenções do PSD e do CDS. O CDS considera que se abstem em nome do interesse nacional e da pátria (não se percebe bem onde possam divergir) e, inesperadamente, o líder do PSD antecipou-se ao Governo e informou os media que o défice orçamental de 2009 será "um bocadinho mais" alto do que os 8,7%. Com tanto patriotismo e carinho à volta do OE, aquilo que parecia ser um nó górdio é um airoso laço à volta do consenso que precisávamos. Era disto que estávamos à espera?
.
Ainda não se sabe da missa a metade, mas se foi conseguido um consenso, mínimo pelo menos, à volta dos objectivos nacionais para este ano, esperemos que eles suportem bem os requisitos que, a médio prazo, as circunstâncias impõem para a saída do beco sem saída onde nos enfiámos.
E esperemos, sobretudo, que o OE para 2010 traduza um conjunto de medidas que se impõem para que a economia comece a recuperar parte da competitividade perdida.
.
Que o défice se vai situar entre 8 e 8,3%, é apenas a indicação de que, por esse lado, se vai começar a dar a volta. Resta saber o que se vai passar pelos outros lados. Há mais vida para além do défice, como dizia Sampaio, mas querendo dizer outra coisa.

No comments: