Wednesday, January 20, 2010

ACONTECEU NO MASSACHUSETTS


Desde 1972 que nenhum republicano ocupava um lugar no Senado pelo Massachusetts. Edward Kennedy, senador por este Estado durante 45 anos, um dos mais representativos apoiantes de Obama, o homem que fez da reforma do sistema de saúde dos EUA a sua causa, terá o seu lugar ocupado por quem acusou Obama de tirano durante a sua campanha porque o presidente dos EUA, (vd. aqui )vencedor em Novembro de 2008 no Massachusetts com 62% dos votos expressos, arvorando com Kennedy a bandeira da reforma do sistema de saúde, ousa fazer a reforma que muitos tentaram, mas fracassaram, no passado.
.
Massachusetts não é o Kansas ou outro qualquer Estado do centro conservador dos EUA. É um dos Estados mais liberais, no sentido que os norte-americanos dão ao termo, onde as afinidades culturais com o Norte da Europa são mais nítidas.
.
Apesar desta perda, os democratas continuam ainda em maioria no Senado (59 contra 41) mas o resultado de ontem terá consequências por enquanto ainda imprevisíveis na agenda de Obama e, muito particularmente, nos contornos da lei da reforma de saúde que vier a ser aprovada. Em Novembro haverá mid-elections, e esta vitória do GOP funcionará como fermento da sua intervenção nessa altura. Conseguirá Obama abortar os efeitos da levedura? Até lá terá de enfrentar os filibusters que se lhe atravessaram no caminho quando ele menos esperava.

3 comments:

António said...

Aquele horror a que tenham de ser só os seus impostos a pagar o Serviço de Saúde, deixa o pessoal da massa um bocado estarrecido.
Vai daí, muda-se a agulha e pronto, não se fala mais nisso.
Aconteceu no Massachussetts, vai acontecer no resto.
E tudo porquê?
Because he can't.

rui fonseca said...

"Because he can't."

Veremos.

António said...

Veremos.
Espero perder.